24 março, 2010

Hermínio Loureiro demitiu-se da Liga Portuguesa de Futebol


O futebol português entrou em ebulição durante o dia de hoje, após a decisão do Conselho de Justiça da Federação em reduzir os castigos aos futebolistas do FC Porto Hulk e Sapunaru na sequência dos incidentes (agressões a stewards) verificados no túnel da Luz durante o Benfica vs Porto.

Depois de sair a confirmação oficial, o presidente da Liga, Hermínio Loureiro anunciou renuncia imediata do cargo que exercia.

Na base da decisão radical de Herminío Loureiro,  está o facto do Conselho de Justiça da F.P.F. ter reduzido o castigo de Hulk para três jogos e o de Sapunaru para quatro jogos. O brasileiro tinha sido castigado pela Comissão Disciplinar da Liga com quatro meses de suspensão, agora viu o castigo ser revisto para três jogos e multa de 2500 euros. Já Sapunaru, que entretanto foi emprestado ao Rapid de Bucareste, viu a punição ser reduzida de seis meses para quatro jogos (incluindo uma multa de 4500 euros.

A questão no fundo é muito simples. O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol tem um entendimento diferente da Comissão de Disciplina da Liga no que diz respeito ao estatuto do 'steward'. Para a Liga o 'steward' é um «agente do jogo» e para a FPF é um cidadão comum, igual a um espectador. É neste ponto, que Liga e FPF divergem, tal como alguns juristas têm diferentes conclusões. Este é certamente o "caso" do ano e que vai fazer correr muita tinta.

Acompanhe neste Link, todos os vídeos sobre os principais intervenientes deste processo.

Página Inicial

2 comentários:

  1. para mim fez mal, ele demitir-se, mas talvez para a carreira de politico dele fez bem!!

    ResponderEliminar
  2. Este não teve medo de enfrentar os fantasmas do passado, mas acabou bem queimadinho daquela cabeça. Vai deixar saudades pela sua atitude, frontalidade e parece-me - não conheço - uma boa pessoa.

    ResponderEliminar

Home - Aposta X