28 maio, 2011

Barcelona campeão europeu 2010/2011


Pela quarta vez na sua história o Barcelona levantou a mais ambicionada taça europeia de clubes, a Liga dos Campeões, e novamente com a autoridade e classe de um grupo de jogadores ímpares no panorama futebolístico mundial. Não restou alternativa ao Manchester United, que teve que contentar-se com o título de vice-campeão da europa e aplaudir os campeões espanhóis do alto do palanque.


O Barcelona com a quarta taça Liga dos Campeões, é apenas superado por Real Madrid, AC Milan e Liverpool - e tornou a Espanha no país com mais triunfos na prova. Esta vitória do Barça permitiu ao clube igualar o Ajax e o Bayern de Munique com quatro títulos europeus, mais um que o vencedor da época passada, o Inter, e que o finalista vencido em Wembley, o Manchester United. O Real Madrid continua a ser a equipa com mais sucesso na Taça dos Campeões Europeus, mantendo os nove triunfos, o último dos quais em 2002, com o Milan a contar com sete títulos e o Liverpool com cinco.

Os títulos de Barcelona foram todos conseguidos nos últimos 20 anos, o primeiro em Wembley, em 1992, depois das derrotas nas finais de 1961 (Benfica) e 1986 (Steaua). Apesar de um novo desaire na final de 1994 (Milan), os catalães voltaram a ser campeões europeus em Paris, em 2006, e frente ao Manchester United, em Roma, há dois anos.

Esta vitória significa que a Espanha arrecadou 13 títulos europeus - todos conquistados pelo Barcelona e pelo Real Madrid –, somando mais um que a Itália. A Inglaterra está no terceiro lugar, com 11 triunfos na prova.


No Estádio de Wembley, a equipa catalã venceu o Manchester United, por 3-1, com facilidade acima do esperado porque, antes de tudo, dominou o meio-campo. Em teoria, eram apenas três médios blaugrana – Busquets, Xavi e Iniesta – contra quatro reds devils – Valencia, Carrick, Giggs e Park. Ainda assim, o Barça tinha superioridade numérica. O sul-coreano Park ficou tão preocupado com as subidas de Daniel Alves que se "esqueceu" do trio do Barça. Giggs e Valencia não são conhecidos pela boa marcação defensiva e não conseguiram evitar e parar a boa circulação de bola do Barcelona.


Então, desta forma, havia apenas Carrick para fazer as compensações. Não foi surpresa verificar que Iniesta e Xavi tenham jogado com toda a liberdade, trocando a bola as vezes que quiseram. Para terem uma ideia, o trio do meio-campo do Barcelona fez 296 passes certos, com um aproveitamento entre 89 e 92%. Já o Manchester United fez (entre toda a sua equipa) 301 passes, com 72% de eficácia. Iniesta passou a bola a Messi 39 vezes, uma a mais que Xavi. Entre as duplas do United que mais trocaram a bola entre si: Ferdinand-Van der Sar (17 vezes), Vidic-Ferdinand (16) e Vidic-Van der Sar (15), o que prova a ausência dos médios do Manchester durante o encontro.

Um dos aspectos mais fascinantes do sistema de jogo do Barcelona é o modo compacto e fluído dos movimentos que os deixam sempre em superioridade numérica sobre os adversários. Onde quer que a bola esteja, estão sempre mais jogadores culés do que contrários. É uma matemática difícil de combater.


José Mourinho teve sucesso uma vez, com o Inter de Milão na última Liga dos Campeões. Mas, aí, aproveitou a noite infeliz da defesa catalã para vencer em Milão por 3-1 e, depois, montar uma defesa com duas linhas de quatro extremamente recuadas para bloquear o poderio atacante blaugrana e perder apenas por 1-0 em Camp Nou. Esta época, teve sucesso parcial: ao preparar o Real Madrid com três médios-defensivos, não impediu o domínio na posse de bola, mas tirou boa parte do poder de criação. No entanto, a sua equipa ficou inoperante, e pagou por isso.


Messi terminou a temporada como melhor marcador da Champions League pelo terceiro ano consecutivo, conluindo a prova com 12 golos.Mario Gomez (Bayern) e Eto'o (Inter) conseguiram ambos oito golos, mais um que Anelka (Chelsea), enquanto três jogadores acabaram a prova com seis: Cristiano Ronaldo e Karim Benzema (Real Madrid), e Roberto Soldado (Valencia).

Vídeo

Barcelona 3-1 Manchester United


Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X