12 junho, 2012

Liga Espanhola: Real Madrid campeão 2011/2012


Para José Mourinho, não existe a palavra perder dois anos seguidos a Liga de um país pelo clube que esteja a orientar. Assim foi em Portugal, Inglaterra, Itália e agora Espanha, pelo Real Madrid. Mesmo com a oposição do Barcelona, equipa que muitos dizem ser a melhor da história do futebol, o Real Madrid foi claramente mais consistente, teve eficácia de 88% e caprichou com um triunfo dourado em pleno Nou Camp.

Real e Barça são máquinas feitas para vencer, de estilos e filosofias de jogo opostas. A verticalidade e profundidade do Real Madrid contra o jogo de toque e estilo dominador de posse de bola, passes curtos, circulação rápida, movimentos sem bola do Barcelona. Ambos são belos, ambos são terrivelmente eficazes e vencedores.

Por isto e muito mais (financeiramente), o futebol em Espanha sofre com a monopolização do Real Madrid e Barcelona já que restantes clubes podem almejar apenas vencer a Liga Europa. É esse o resultado estatistico das últimas duas épocas, Real ou Barça campeões da Liga e Taça do país.


Com a rivalidade entre ambos mais intensa do que nunca, Real Madrid e Barcelona continuaram a bater recordes na Liga espanhola em 2011/12, mas desta feita foram os “merengues” a sagrar-se campeões, pela primeira vez em quatro anos, com José Mourinho a juntar mais um título de campeão nacional aos que anteriormente já havia conquistado. Foi o 19º troféu da carreira do técnico português que já admitiu que este foi o titulo mais difícil que alguma vez conquistou. Do lado do Barcelona, Josep Guardiola, decidiu colocar fim à sua estadia ao leme do clube catalão, mas as despedidas não se ficaram por aqui, com o Villarreal, semi-finalista da Liga dos Campeões há poucas épocas atrás, a dizer adeus ao escalão principal.


O panorama da corrida ao título espanhol de 2011/12 acabou por ser o habitual, mas outros clubes terão chegado a sonhar quando Barça e Real deixaram escapar alguns pontos nas primeiras jornadas, frente a equipas mais modestas. A formação madrilena, porém, melhor e abriu uma vantagem pontual sobre o Barça, que escorregou diante de Athletic Bilbao e Getafe. A vantagem, contudo, esfumou-se com a vitória por 1-3 dos homens de Guardiola em pleno Santiago Bernabéu, em Dezembro.

Ainda assim, o Real Madrid não se deixou afectar, reassumiu a liderança graças a um jogo que tinha em atraso e, apesar de um ligeiro sinal de nervosismo, com três empates consecutivos perto do final, acabou por selar a conquista do seu 32º título de campeão em Abril, praticamente garantida com uma doce vitória por 1-2 em Camp Nou.


Numa temporada de estatísticas assombrosas, como o recorde de 121 golos marcados pelo Real Madrid na Liga espanhola, ou os 100 pontos com que a equipa de José Mourinho se sagrou campeã, é impossível não assinalar o recorde de meia centena de golos no escalão principal do futebol espanhol estabelecido por Lionel Messi. Com um recorde de 50 golos, Lionel Messi terminou a época 2011/12 com a conquista da sua segunda Bota de Ouro.

O avançado do Barcelona, vencedor em 2009/10 com 34 golos, terminou com quatro de vantagem sobre o seu mais directo perseguidor, Cristiano Ronaldo, autor de 46 golos. O dianteiro do Real Madrid marcou mais seis do que o total que lhe valeu o prémio na temporada passada, mas ficou atrás de Messi, cujo registo constitui novo máximo para um vencedor da Bota de Ouro.

O total de Messi resulta de 37 jogos na La Liga, um deles como suplente utilizado, e inclui seis "hat-tricks" e dois "pokers". Prova do padrão elevado de qualidade atingido esta época é o facto dos jogadores classificados do terceiro ao sexto lugar – Robin van Persie, Huntelaar, Ibrahimovic e Rooney – também terem registado o seu maior número de golos de sempre num campeonato.

Despromovidos: Racing Santander, Sporting de Gijón, Villarreal

Promovidos: Deportivo da Corunha, Celta de Vigo e Valladolid

Lugares europeus
Real Madrid – Champions League, fase de grupos
Barcelona - Champions League, fase de grupos
Valencia - Champions League, fase de grupos
Málaga - Champions League, "play-off"
Atlético de Madrid – Europa League, fase de grupos
Levante – Europa League, "play-off"
Athletic Bilbao – Europa League, terceira pré-eliminatória

Melhores momentos Real Madrid 2011/2012



Golos de Messi e Cristiano Ronaldo 2011/2012



Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X