Liga dos Campeões: Sorteio e Calendário 2013-2014

17 agosto, 2013


A meu ver foi um bom sorteio para Porto e Benfica, cabeças de série no sorteio que evitaram a maior parte dos principais clubes europeus na Liga dos Campeões 2013-2014, mas estão longe de poderem atirar foguetes com a sorte que lhes calhou. Os dragões, apesar de terem ficado com a equipa com o ranking mais baixo de todas em prova (o Áustria de Viena), terão pela frente dois ossos bem duros de roer –Atlético de Madrid e Zenit, os grandes candidatos a discutirem com os campeões nacionais o apuramento. Do lado das águias, há uma equipa que assusta: a constelação de estrelas do Paris Saint-Germain. Depois, sobram Olympiacos e Anderlecht, campeões na Grécia e na Bélgica.

Para os mais saudosistas, o sorteio acabou por ser bom. Hulk, agora estrela no Zenit, irá, pela primeira vez em toda a carreira, defrontar o FC Porto, clube que lhe deu projeção mundial. Mas também há Cristian Rodríguez, não tão amado pelos dragões, que estará do lado do Atlético de Madrid.

Os benfiquistas também terão oportunidade de rever caras conhecidas quando defrontarem o Olympiacos. Na baliza dos campeões gregos, está um mal-amado na Luz: o guarda-redes Roberto, que passou uma temporada para esquecer de águia ao peito mas ainda dá que falar, sobretudo pelo negócio que agora o levou até ao emblema do Pireu, via Atlético de Madrid. Seguramente mais aplaudido será Saviola, o argentino que foi decisivo no último título nacional das águias.

De resto, as bolas da UEFA acabaram por não criar um verdadeiro grupo da morte, embora haja alguns que se preveem bastante interessantes, como o F, onde estão Arsenal, Marselha, Borussia Dortmund e Nápoles. Houve ainda um curioso emparelhamento italo-espanhol, com Real Madrid a juntar-se à Juventus e Barcelona ao AC Milan, e o brinde acabou por sair ao Chelsea. A equipa de José Mourinho ficou num grupo com personagens secundárias no futebol europeu: Schalke, Basileia e Steaua de Bucareste.

Grupo D (Benfica)

Os encarnados começam e acabam a prova em casa. A maior dificuldade está prevista para a segunda jornada, quando a equipa de Jorge Jesus se deslocar a Paris, onde, como é hábito, haverá muitos portugueses nas bancadas. Roberto e Saviola voltam à Luz a 23 de outubro.


PSG

Xeique do Catar dá tudo para dominar futebol na França e alcançar sonho de vencer Liga dos Campeões. Fundado em 1970 com o apoio de algumas figuras poderosas a nível financeiro de Paris, o PSG entrou numa nova era há dois anos, ao ser comprado pelo xeque do Catar Nasser Al-Khelaifi. Os petrodólares começaram a entrar sem limite nos cofres do clube fruto da ambição do novo dono em levar o PSG à vitória na Champions, tornando-o também dominador a nível interno. Nasser Al-Khelaifi investiu em três anos mais de 360 milhões de euros em contratações – Cavani chegou este ano por 64 –, e após a desilusão da época de estreia (sem qualquer título), venceu o campeonato em 2012/2013, perdendo nos quartos de final da Champions ante o Barcelona, após ter vencido o grupo com o FC Porto. Perdendo Carlo Ancelotti para o Real Madrid, e falhadas várias tentativas para encontrar sucessor, o PSG escolheu Laurent Blanc, que começou mal a liga: um triunfo em três jogos, após vencer a supertaça.


Olympiacos

Todo-poderoso na Grécia, o Olympiacos nunca conseguiu expressar a sua força a nível interno nas provas europeias. Numa época em que a final disputa-se na Luz, o campeão helénico – venceu oito títulos nos últimos dez anos –, apresenta-se reforçado por dois ex-benfiquistas. Saviola é uma das figuras, destacando-se também o muito contestado guardião Roberto, emprestado pelo Atlético de Madrid após ter sido recentemente vendido pelo Benfica (face ao incumprimento do fundo de investimento que o colocou no Saragoça), numa equipa que conta ainda com Paulo Machado e os conhecidos Salino e Contreras. O confronto com o Olympiacos, que nunca fez melhor do que chegar aos quartos, pode ter ainda como motivação para os encarnados corrigir o pesado desaire de 5-1, em Atenas, de 2008/2009, na Taça UEFA, com Quique Flores.


Anderlecht

Luís Filipe Vieira garantiu que a aposta do Benfica no mercado sérvio ia virar uma moda. Pois o Anderlecht está a seguir o exemplo das águias e optou por contratar dois jogadores sérvios para substituir as principais saídas na equipa. Biglia e Mbokani renderam 18 milhões de euros ao campeão belga, que atacou dois jovens, o médio Milivojevic e o avançado Mitrovic, que deu nas vistas no recente Europeu de sub-19. Vencedor das duas últimas edições do campeonato, o Anderlecht, com muita juventude, dá força ao crescimento do futebol da Bélgica, destacando-se duas pérolas que prometem dar que falar: o extremo Bruno e o “10” Praet. Em 2012/2013, o Anderlecht ficou-se pela fase de grupos, no último lugar, e mostrou-se até mais perigoso fora; empatou com AC Milan e Málaga, que se qualificaram, sofrendo dois desaires no seu reduto.

Calendário do Benfica Liga dos Campeões 2013-2014

1ª Jornada 17/09/2012
Benfica - Anderlecht
Olympiacos - Paris SG

2ª Jornada 02/10/2012
Paris SG - Benfica
Anderlecht - Olympiacos

3ª Jornada 23/10/2012
Anderlecht - Paris SG
Benfica - Olympiacos

4ª Jornada 05/11/2012
Paris SG - Anderlecht
Olympiacos Benfica

5ª Jornada 27/11/2012
Anderlecht - Benfica
Paris SG - Olympiacos

6ª Jornada 10/12/2012
Benfica - PSG
Olympiacos - Anderlecht

Grupo G (FC Porto)

O FC Porto irá abrir e fechar a prova fora de casa, mas o primeiro jogo será com o adversário mais acessível, o Áustria Viena. Os dragões evitam a deslocação à Rússia em dezembro, quando já há muito frio. O regresso de Hulk ao Estádio do Dragão será no dia 23 de outubro.


Atlético de Madrid

Dois títulos europeus e uma Taça do Rei resumem a transformação que Diego Simeone operou, mas o Atlético de Madrid é de boas recordações. Durante largos anos, a razia de títulos do Atlético era tão grande que até o próprio clube ironizava sobre o que levava os adeptos a não desarmar. Aliás, em dezembro de 2011, e apesar da recente conquista da Liga Europa (com Quique Flores no comando), os colchoneros estavam em 13º na Liga espanhola, facto que levou a direção a apostar numa antiga glória do clube: Diego Simeone. Como argentino, ser do Atlético voltou a ser bom. Para além do 3º lugar da época passada, que significou entrada direta na Champions, a glória chegou com a conquista da Taça do Rei, contra o Real Madrid e em pleno Santiago Bernabéu. Um título que Simeone juntou à Liga Europa de 2011/2012 (3-0 ao super Athletic Bilbao de Bielsa) e à Supertaça Europeia (4-1 ao Chelsea numa exibição de gala de Falcao). Com um plantel que não é mais forte do que muitos dos que o Atlético teve em anos recentes, Simeone montou uma equipa super competitiva, que arrancou a Liga com duas grandes vitórias (3-1 em Sevilha e 5-0 ao Rayo Vallecano) e que perdeu a Supertaça sem ter sofrido qualquer derrota frente ao Barcelona (1-1, 0-0).


Zenit São Petersburgo

O mesmo treinador, mas um plantel bastante retocado para melhor. O Zenit volta a encontrar o FC Porto na fase de grupos da Champions League, como em 2011/2012, quando venceu os dragões por 3-1 em São Petersburgo e empatou (0-0) na Invicta, apurando-se para os oitavos de final e para a eliminação aos pés do Benfica. O vice-campeão russo eliminou Nordsjaelland (6-0 no total) e Paços de Ferreira (8-3) para chegar a esta edição da Champions, onde já contará com o lateral-esquerdo Ansaldi (ex-Rubin e alvo antigo do Benfica). Aliás, o Zenit reforçou-se bem, prevendo-se que o lateral-direito Smolnikov (ex-Krasnodar) e o médio Shatov (ex-Anzhi) tenham entrada direta e que os veteranos Arshavin e Tymoschuk constituam boas alternativas a um onze onde as figuras são Hulk, Danny e o médio goleador Shirokov, que marca sempre às equipas portuguesas.


Áustria de Viena

Campeões após sete anos de jejum, os violetas anunciaram o croata Bjelica como sucessor do técnico Stöger. Manter a base do plantel campeão foi objetivo afiançado, apesar do assédio a Suttner e Hosiner, surgindo o extremo Royer, ex-Hannover, como principal reforço. Após eliminar, com sofrimento, FH e Dínamo Zagreb, o Áustria estreia-se nesta fase como equipa mais frágil de um grupo onde os pontos que conquistar poderão definir quem seguirá em frente. Organizada num 4x3x3, que parte de um 4x5x1/4x4x1x1, a formação de Viena é débil defensivamente, sobretudo nas bolas paradas e em velocidade, mas sabe explorar a rapidez, mobilidade e as diagonais dos atacantes, como também o poder de fogo do acutilante Stankovic.

Calendário do FC Porto Liga dos Campeões 2013-2014

1ª Jornada 18/09/2012
Áustria Viena - FC Porto
Atlético de Madrid - Zenit

2ª Jornada 01/10/2012
Zenit - Áustria Viena
FC Porto - Atlético de Madrid

3ª Jornada 22/10/2012
FC Porto - Zenit
Áustria Viena - Atlético de Madrid

4ª Jornada 06/11/2012
Zenit - FC Porto
Atlético de Madrid - Áustria Viena

5ª Jornada 26/11/2012
FC Porto - Áustria Viena
Zenit - Atlético de Madrid

6ª Jornada 11/12/2012
Áustria Viena - Zenit
Atlético de Madrid - FC Porto

Grupos da Liga dos Campeões 2013-2014

Grupo A:
Manchester United (ENG)
Shakhtar Donetsk (UKR)
Bayer Leverkusen (GER)
Real Sociedad (ESP)

Grupo B:
Real Madrid (ESP)
Juventus (ITA)
Galatasaray (TUR)
FC Copenhaga (DEN)

Grupo C:
SL Benfica (POR)
Paris Saint-Germain (FRA)
Olympiacos (GRE)
Anderlecht (BEL)

Grupo D:
Bayern Munique (GER)
CSKA Moscovo (RUS)
Manchester City (ENG)
Viktoria Plzen (RTC)

Grupo E:
Chelsea (ENG)
Schalke 04 (GER)
Basileia 1893 (SUI)
Steaua de Bucareste (ROU)

Grupo F:
Arsenal (ENG)
Marselha (FRA)
Borussia Dortmund (GER)
Nápoles (ITA)

Grupo G:
FC Porto (POR)
Atlético de Madrid (ESP)
Zenit (RUS)
Áustria de Viena (AUT)

Grupo H:
FC Barcelona (ESP)
AC Milan (ITA)
Ajax (NED)
Celtic (SCO)

Ranking da UEFA 2013-2014

1- Espanha 78,141
2- Inglaterra 71,177
3- Alemanha 69,927
4- Itália 55,605
5- Portugal 54,466
6- França 50,166
7- Rússia 40,332
8- Holanda 39,812
9- Ucrânia 35,466
10- Bélgica 32,700
11- Turquia 30,000

Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

2 comentários:

Sábio disse...

Para SLB e FCP, nos grupos atribuídos o segundo lugar direi que é obrigatório.

Blogger disse...

Ever wanted to get free Twitter Re-tweets?
Did you know that you can get these ON AUTO-PILOT & ABSOLUTELY FOR FREE by registering on Like 4 Like?

Enviar um comentário

Home - Aposta X

 

Aposta X - Futebol e Apostas Online