Liga das Nações - Competição UEFA de seleções?

26 setembro, 2013


Surgiu na imprensa europeia há poucas semanas a hipótese da UEFA criar uma Liga das Nações, um pouco na linha da Liga dos Campeões. Arrojada esta ideia, ainda não passa disso mesmo, um esboço, uma equação, mas que não duvido que seja levada a sério não fosse o actual presidente Michel Platini o tal que revolucionou o modelo do Campeonato da Europa em 2020 com os jogos a serem disputados em várias cidades de países do continente.

A nova competição de seleções, iria ser disputada por todas as 54 seleções associadas, e com os jogos a realizarem-se nas datas actualmente reservadas para os encontros particulares. Isto, num formato com várias divisões, possivelmente nove de seis seleções cada. O Comité Executivo irá agora examinar o projecto com maior detalhe antes de tomar qualquer decisão. Segundo as notícias, a principal motivação para a criação da nova competição é dinamizar, a partir de 2018, as competições entre seleções num modelo ainda em laboratório, mas que começa por dividir os países por escalões de acordo com o seu ranking.

E se isto tiver continuidade, ou seja, sair da gaveta, Portugal surgiria na I Divisão, ao lado de Espanha, Alemanha, Holanda, Itália e Inglaterra. Estas equipas defrontar-se-iam entre si, evitando partidas entre adversários com grandes diferenças de qualidade, e o último classificado de cada edição seria trocado pelo primeiro do escalão imediatamente abaixo.

Os direitos televisivos e de marketing da Liga das Nações, segundo o projecto que está a ser delineado, garantirão à UEFA o pacote financeiro necessário para que cada seleção participante, através da respectiva federação, embolse prémios pecuniários significativos, estando destinada ao vencedor uns largos milhões.

Refira-se que, de qualquer forma, a nova competição não deverá alterar as qualificações para os Campeonatos da Europa cujas fases finais, a partir de 2016, serão disputados por 24 seleções.

Os grupos para uma Liga das Nações de acordo com o ranking

I Divisão: Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra e Portugal

II Divisão: França, Rússia, Grécia, Croácia, Suécia, e Bósnia-Herzegovina

III Divisão: Ucrânia, Dinamarca, Suíça, Bélgica, Hungria e República Checa

IV Divisão: República da Irlanda, Sérvia, Noruega, Eslováquia, Turquia e Israel

V Divisão: Eslovénia, Áustria, Roménia, Montenegro, Polónia e Finlândia

VI Divisão: Escócia, Arménia, Bulgária, Letónia, Estónia e Bielorrússia

VII Divisão: País de Gales, Irlanda do Norte, Albânia, Islândia, Lituânia e Macedónia

VIII Divisão: Geórgia, Moldávia, Azerbaijão, Luxemburgo, Chipre e Cazaquistão

IX Divisão: Liechenstein, Ilhas Feroé, Malta, Andorra, San Marino e Gibraltar

Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

0 comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X

 

Aposta X - Futebol e Apostas Online