Adversários de Portugal no Mundial 2014: Alemanha, Gana e EUA

02 dezembro, 2013


A seleção da Alemanha comandada por Joachim Low, que ocupa o segundo lugar no ranking FIFA, é uma das mais fortes do mundo, pela qualidade dos seus jogadores no presente, mas também pelo peso da história: a Alemanha foi três vezes campeã mundial (1954, 1974 e 1990), quatro vezes vice-campeã mundial (1966, 1982, 1986 e 2002) e ainda terceira classificada nos dois últimos Campeonatos do Mundo.

É uma seleção que conta com a base do Bayern Munique (Neuer, Lahm, Boateng, Schweinsteiger, Kroos, Muller e Goetze), actual campeão europeu, e do Borussia Dortmund (Hummels, Schmelzer, Gundogan, Reus), vice-campeão europeu. Isto para além de ter outras grandes estrelas no estrangeiro, com destaque para Ozil. A lesão de Khedira é a maior dor de cabeça do técnico. Na qualificação, somou nove vitórias em dez jogos, tendo apenas um empate com a Suécia.

O histórico dos confrontos é claramente favorável aos germânicos: nove vitórias, cinco empates e três derrotas contra a Seleção Portuguesa, que venceu no Euro 2012 e Euro 2008 e no Mundial 2006. No Euro 2000, foi Portugal a sorrir.

Numa seleção recheada de talentos e juventude, há um jogador que, ainda assim, se destaca dos demais: Mezut Ozil. Nascido em Gelsenkirchen e filho de pais de origem turca, o médio ofensivo do Arsenal estreou-se na Mannschaftem 2009 e no ano seguinte foi uma das figuras no Mundial, transferindo-se de imediato para o Real Madrid. Aos 25 anos, está a atingir o ponto mais alto da carreira, é o estratega da equipa e um jogador capaz de decidir um jogo num lance de génio. Soma 57 internacionalizações e 17 golos.


Actual 24º classificado no ranking da FIFA, e potência continental, com quatro títulos, o Gana – de Atsu e Addy – será o último adversário de Portugal no Grupo G, naquele que será o primeiro confronto entre as duas seleções. A participar pela terceira vez – consecutiva – num Campeonato do Mundo, o Gana foi uma das grandes sensações na África do Sul em 2010,onde atingiu os quartos de final, superando os 16 avos de final que alcançara no Alemanha 2006.

No último Campeonato do Mundo, as estrelas negras foram eliminadas pelo Uruguai nos penáltis, depois de Gyan ter falhado um penálti perto do fim do prolongamento. Jogadores como Essien (Chelsea), Muntari (AC Milan), Asamoah (Juventus) e os avançados Andre Ayew (Marselha) e Gyan (Al-Ain), para além do polémico e talentoso Kevin-Prince Boateng (Schalke), destacam-se, mas a defesa é um ponto fraco a explorar.

Após dois anos de ausência por opção pessoal, Kevin-Prince Boateng voltou à seleção ganesa, alinhando no segundo jogo do play-off contra o Egipto e marcando um golo. Possante fisicamente, o médio do Schalke é o jogador mais criativo e o responsável por municiar o ataque. Tenta marcar com remates fortes.


Portugal e EUA apenas se defrontaram uma vez em jogos oficiais. Foi precisamente no Mundial da Coreia/Japão em 2002 e a Seleção Nacional, que contava com Paulo Bento no meio-campo, foi derrotada por 3-2, resultado determinante para o adeus prematuro de Portugal. Deste modo, esta será uma oportunidade para que esse desaire seja vingado, perante uma equipa que participa no sétimo Campeonato do Mundo consecutivo.

Liderados por Jurgen Klinsmann, este ano os Estados Unidos venceram o título continental (CONCACAF), somando seis triunfos noutros tantos jogos. Depois de ter recebido algumas críticas pelos novos métodos de trabalho, o técnico alemão tem conseguido renovar a seleção, contando com a experiência dos atacantes Donovan e Dempsey ou do médio Michael Bradley.

Com 154 internacionalizações, Donovan é o melhor marcador dos Estados Unidos, com 57 golos, Aos 31 anos, traz mobilidade ao ataque e o experiente jogador do LA Galaxy (na Europa, passou por Everton, Bayern e Bayer Leverkusen) costuma jogar nas costas do possante Altidore, aparecendo nos espaços para marcar.

Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

0 comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X

 

Aposta X - Futebol e Apostas Online