Benfica e FC Porto na Liga Europa 2013-2014

12 dezembro, 2013


O sorteio da Liga Europa foi favorável – e é bom que Benfica e FC Porto o aproveitem para fazer alguma coisa que se veja por eles e pelo ranking de Portugal na segunda prova da UEFA, já que passagem pela fase de grupos da Champions League revelou-se tramautizante para ambos. O FC Porto irá defrontar o Eintracht Frankfurt, modesto 15º classificado da Bundesliga, enquanto o Benfica terá pela frente o PAOK, segundo classificado na Grécia e onde jogam os ex-benfiquistas Katsouranis e Miguel Vítor.

O favoritismo está do lado dos clubes nacionais, mas isso deverá mudar de figura se a lógica se aplicar nestes 16 avos de final: é que o sorteio dos “oitavos”, também realizado já determinou que os dragões poderão cruzar-se com o Nápoles (irá defrontar o Swansea City) e as águias com o Tottenham (joga com os ucranianos do Dnipro Dnipropetrovsk).

O Benfica, e apesar da má experiência recente com o Olympiacos, também pode dar-se por muito contente com o rival que lhe foi destinado por Ciro Ferrara, antigo futebolista da Juventus que tirou as bolas no sorteio da prova cuja final será em Turim. O PAOK de Salónica é 59º do ranking de clubes da UEFA e está muito longe do nível do campeão da Grécia – ao fim de 17 jogos a diferença entre as duas equipas é já de dez pontos. A eliminatória começa a jogar-se em Salónica e será decidida na Luz, onde se disputa a segunda mão.

Quanto ao FC Porto, que joga a primeira mão em casa, acabou por ser bastante feliz, pois não era cabeça de série e poderia ter calhado com diversos emblemas de peso, como Valência, Nápoles, Fiorentina ou até Sevilha. Acabou por sair o 78º classificado do ranking de clubes da UEFA, uma equipa que, nos últimos dois anos, fez um percurso semelhante ao do Estoril em Portugal: subiu no final de 2011/2012 à Bundesliga e conseguiu um sensacional sexto lugar, que lhe deu acesso às provas europeias.

Já se sabia que o sorteio dos 16 avos de final não iria ter confrontos entre equipas do mesmo país, mas os condicionalismos geográficos não se aplicam daí em diante. Por isso, são possíveis três confrontos entre clubes da mesma federação já na próxima ronda. O mais escaldante deles poderá ser entre Sevilha e Bétis, os históricos rivais da capital da Andaluzia. Se os primeiros parecem ter uma missão facilitada (defrontam os eslovenos do Maribor), os segundos serão obrigados a suar para ultrapassar os russos do Rubin Kazan. Também entusiasmante é o duelo que se perspetiva entre Juventus (anfitriã da final) e Fiorentina, sendo que as duas equipas são claras favoritas diante de Trabzonspor e Esbjerg. Por fim, a Ucrânia também poderá assistir a um confronto entre Chornomorets Odessa e Shakhtar Donetsk.


PAOK Salónica

Na sombra dos grandes de Atenas durante quase toda a sua história, o PAOK de Salónica parece ter sido o clube que melhor soube aguentar os efeitos da crise financeira e económica que quase destruiu o futebol grego. Com o Olympiacos sempre no trono, o Panathinaikos a tentar juntar os cacos das loucuras dos últimos anos e AEK na 2ª divisão, o PAOK tem-se assumido como segunda força do futebol helénico. Lutar pelo título parece uma impossibilidade mas a equipa de Salónica tem dados passos seguros para se estabilizar no topo. Começou por contratar o reputado Huub Stevens para treinador e deu-lhe um plantel que mistura alguns jogadores muito experientes, como Salpingidis e Katsouranis, a outros com sede de afirmação na Europa – Kitsiou, Miguel Vítor, Sotiris Ninis e o espanhol Lucas, um ala-direito ou médio-ofensivo contratado aos ucranianos do Karpaty Lviv e que já soma cinco golos nesta temporada.

Eliminado da Liga dos Campeões pelo Schalke, acabou por fazer um percurso limpo no Grupo L: venceu três jogos e empatou os outros três. Acabou por ficar atrás do AZ Alkmaar porque empatou 1-1 na Holanda e 2-2 em casa.

Historicamente Benfica e PAOK apenas se cruzaram uma vez nas provas da UEFA, numa eliminatória na época de 1999/2000 que as águias acabaram por vencer no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após uma vitória por 1-2 fora de casa para cada lado.


Eintracht Frankfurt

Capricho ou não do sorteio, o FC Porto vai defrontar as “águias” da Alemanha, que é como é conhecido o Eintracht de Frankfurt, uma equipa que esta época luta pela sobrevivência, mas que tem feito uma carreira em tudo idêntica à do Estoril: subiu de divisão há dois anos e no último conseguiu um lugar europeu. Esta temporada é que está pior, ainda que tenha saído dos lugares de despromoção à custa de um resultado que serve de aviso a Paulo Fonseca: triunfo em casa do segundo classificado, o Bayer Leverkusen. E na Liga Europa venceu cinco dos seis jogos disputados. A única derrota aconteceu em Israel, contra o Maccabi Telavive de Paulo Sousa. As outras equipas do grupo eram APOEL e o Bordéus.

Václav Kadlec foi o único reforço de peso no verão, contratado por três milhões de euros ao Sparta de Praga. Não tem portugueses no plantel, onde consta o brasileiro da praxe, o central Anderson Bamba.

Longe do sucesso dos anos 70 e 80, quando venceu a Taça UEFA e quatro taças alemãs, ainda assim é um adversário perigoso para os dragões.

Sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa 2013/2014

Dnipro Dnipropetrovsk (UKR) - Tottenham Hotspur (ENG)
Betis (ESP) - Rubin Kazan (RUS)
Swansea City (ENG) - Nápoles (ITA)
Juventus (ITA) - Trabzonspor (TUR)
Maribor (ESL) - Sevilha (ESP)
Viktoria Plzen (RCH) - Shakhtar Donetsk (UCR)
Chornomorets Odesa (UCR) - Lyon (FRA)
Lazio (ITA) - Ludogorets Razgrad (BUL)
Esbjerg fB (DIN) - Fiorentina (ITA)
Ajax (HOL) - Red Bull Salzburg (AUS)
Maccabi Tel-Aviv (ISR) - Basileia (SUI)
FC Porto (POR) - Eintracht Frankfurt (GER)
Anji Makhachkala (RUS) - Genk (BEL)
Dínamo Kiev (UCR) - Valencia (ESP)
PAOK (GRE) - SL Benfica (POR)
Slovan Liberec (RCH) - AZ Alkmaar (HOL)

Sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa 2013/2014

Slovan Liberec/AZ Alkmaar - Anji/Genk
Lázio/Ludogorets - Dínamo Kiev/Valência
FC Porto/Eintracht Frankfurt - Swansea/Nápoles
Chornomorets/Lyon - Viktoria Plzen/Shakhtar Donetsk
Maribor/Sevilha - Bétis/Rubin Kazan
Dnipro/Tottenham - PAOK/Benfica
Maccabi Telavive/Basileia - Ajax/Salzburgo
Juventus/Trabzonspor - Esbjerg/Fiorentina

Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

1 comentários:

Blogger disse...

Do you need free Instagram Followers?
Did you know that you can get them AUTOMATICALLY AND TOTALLY FREE by getting an account on Add Me Fast?

Enviar um comentário

Home - Aposta X

 

Aposta X - Futebol e Apostas Online