19 março, 2010

Benfica vs Liverpool nos quartos-de-final depois da vitória histórica de Marselha


O Benfica terá pela frente o Liverpool nos quartos-de-final da Liga Europa 2009/2010, enquanto é certo que haverá uma equipa espanhola nas meias-finais, pois o sorteio desta sexta-feira ditou o embate entre Valencia e Atlético de Madrid. O Hamburgo (anfitrião da final) defronta o Standard de Liège.

O Benfica versus Liverpool é seguramente o confronto mais importante dos quartos de final, sobretudo pela capacidade e história das formações em causa, que já ergueram a Taça dos Campeões, o clube português duas vezes e o inglês cinco.

Este adversário do clube da Luz, velho conhecido em provas da UEFA e que agora se reencontram. Os "reds" bateram os "encarnados" nos quartos-de-final rumo aos triunfos na Taça dos Clubes Campeões Eiuropeus de 1978 e 1984, e também os eliminaram na época seguinte, mas o Benfica desforrou-se mais recentemente, em 2005/06, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, quando venceu por 1-0 em casa (golo de Luisão), antes de voltar a ganhar por 0-2, em Anfield (tentos de Simão e Miccoli).


Os dois gigantes afastaram conjuntos franceses e integram um lote apetecível de confrontos depois de a segunda mão dos oitavos-de-final terem proporcionado 34 golos. Destaque ainda para o confronto do Valência, de Miguel e Manuel Fernandes, diante do Atlético de Madrid, de Simão e a formação que afastou o Sporting na ronda anterior. A outra equipa alemã em prova, o Wolfsburgo joga a passagem com os ingleses do Fulham que derrotou categoricamente a Juventus (4-1 em Inglaterra, depois de ter perdido 3-1 em Turim).

A final está agendada para o estádio AOL Arena, em Hamburgo, a 12 de Maio.


Oitavos de final da Liga Europa

No mítico Estádio Velódrome, Alan Kardec assinou o seu primeiro golo com a camisola do Benfica, e o centésimo do clube da Luz esta época, quando jogava-se já o periodo de compensações e tudo indicava que a eliminatória iria seguir para prolongamento, após o 1-1 registado na primeira mão, em Lisboa. O golo do avançado brasileiro deu justiça ao resultado, num encontro em que o Benfica foi claramente superior ao Marselha. Sem fazer nada para o merecer, o Marselha colocou-se em vantagem aos 70 minutos, por Niang, mas Maxi Pereira igualou a eliminatória cinco minutos depois, com um remate de raiva a mais de 25 metros da baliza. Quando se esperava, então, que a partida seguisse para prolongamento, Alan Kardec, que tinha entrado aos 86 minutos para o lugar de Carlos Martins, garantiu o triunfo dos "encarnados", com um bom remate dentro da área, após livre de Aimar.


O Benfica chega aos 100 golos pela primeira vez desde 1992/93, mas nessa temporada os “encarnados” realizaram 50 jogos e agora somam menos nove e têm, no mínimo, mais 10 por disputar. Nos 41 encontros já disputados, o ataque do Benfica ficou em “branco” apenas em quatro ocasiões, a última no longínquo dia 28 de novembro de 2009 (0-0 com o Sporting, em Alvalade), seguindo, presentemente, num ciclo de 22 jogos sempre a marcar.

O recorde foi estabelecido logo ao quinto jogo, a 31 de agosto, com um 8-1 ao Vitória de Setúbal, na Luz, em encontro da terceira jornada da Liga, mas, no total, o conjunto de Jorge Jesus marcou pelo menos quatro tentos em 12 jogos. O paraguaio Óscar Cardozo, com 27 golos, é o melhor marcador da formação “encarnada”, seguido pelos argentinos Javier Saviola, único jogador que marcou em todas as competições, com 19, e Angel Di Maria, com oito. O médio Carlos Martins é o melhor marcador entre os jogadores portugueses, com seis tentos. Só na Liga portuguesa, o Benfica já conseguiu 60 golos, à média de 2,61 por encontro, somando ainda 26 na Liga Europa, oito na Taça da Liga e seis na Taça de Portugal.


Adeus do Sporting sem perder

O Sporting falhou o apuramento para os quartos, ao empatar 2-2 na receção ao Atlético de Madrid. Depois do empate a zero na capital espanhola, o “onze” de Carlos Carvalhal ficou em desvantagem na eliminatória logo aos três minutos, quando o argentino Sérgio “Kun” Aguero adiantou os comandados de Quique Flores. O Sporting ainda respondeu a este tento, por intermédio de Liedson, e voltou a ripostar ao “bis” do argentino, pelo brasileiro Anderson Polga mesmo em cima do intervalo, mas não conseguiu marcar na segunda parte, período em que teve algumas boas oportunidades para concretizar a reviravolta no marcador, e seguir rumo aos quartos-de-final da comepetição.

Com a eliminação, o Sporting fica, desta forma, afastado de todas as provas em que competiu na presente temporada, restando-lhe agora tentar segurar o quarto lugar que ostenta na liga portuguesa, mas nem isso lhe irá salvar a época, francamente muito má.

Francamente péssimo de se assistir, foram os confrontos entre adeptos do Atlético de Madrid e do Sporting que se apedrejaram junto ao estádio José Alvalade. Cerca de uma centena de elementos da claque Frente Atlético, um grupo "ultra" conhecido pelo seu caráter violento, chegou às imediações do estádio ao início da tarde, sem escolta policial, e depois de deixar os autocarros lançou pedras na direção do recinto "leonino" e de pessoas que ali circulavam. Na presença de alguns elementos da Policia de Segurnça Pública, os distúrbios provocaram a reação de adeptos do Sporting e iniciou-se uma troca de pedradas entre os seguidores dos dois clubes.

Sorteio dos Quartos de final da Liga Europa 2009/2010

* os meus palpites a vermelho

Fulham - Wolfsburgo
Hamburgo - Standard Liège
Valência - Atlético Madrid
Benfica - Liverpool

Sorteio das Meias-finais da Liga Europa 2009/2010

Hamburgo/Standard Liège - Fulham/Wolfsburgo
Valência/Atlético Madrid - Benfica/Liverpool

Vídeo

Marselha 1-2 Benfica
Niang
Maxi Pereira
Kardec


Sporting 2-2 Atlético de Madrid
Aguero
Liedson
Aguero
Polga


Restantes golos dos Oitavos de final da Liga Europa, neste Link

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. Não sou do Benfica, mas gostaria que conseguisse chegar à final, admito que estão a jogar muito à bola. O Liverpool é a equipa mais temível de todas em prova, mas neste momento estão super irregulares.

    Pelo ranking e por Portugal força benfas

    ResponderEliminar

Home - Aposta X