11 fevereiro, 2012

Que tal Internet (Wi-Fi) nos Estádios Portugueses!


Sendo nós portugueses grandes consumidores do produto futebol, não será de estranhar que modalidade rainha seja um dos principais veículos de comunicação das marcas para chegar ao seu público-alvo. Contudo, apesar da sua importância, esta aposta apresenta dificuldades de execução pela crise económica em que nos encontramos, na medida em que as empresas que investem no desporto, neste caso no futebol debatem-se num contexto onde escasseiam os recursos financeiros e onde, em simultâneo, as necessidades e expectativas do consumidor se encontram em constante mutação.

Aliado a este aspecto temos ainda o facto dos bilhetes para eventos desportivos serem actualmente taxados a 23%, quando antes eram apenas de 6%.

As pessoas/adeptos tiveram que se adaptar à nova realidade e estão a consumir o futebol de forma diferente. Presentemente consumir um determinado evento desportivo já não se faz tanto no estádio ou pela televisão. Hoje o futebol pode e deve ser distribuído de forma diferente, referindo-me em particular à utilização das novas tecnologias para atractivo de quem se desloca a eventos desportivos.

No futebol os jogos de Benfica, Sporting e FC Porto movimentam em média 20 a 45 mil adeptos por jogo. É difícil entender porque não existe uma marca que ofereça a estes fãs, a possibilidade de, no próprio local do evento, acederem gratuitamente à internet. Seria uma excelente forma de potenciar a interação do consumidor desportivo não apenas com a equipa da qual é adepto, partilhando fotografias, vídeos e outros conteúdos nas suas páginas do Facebook e do Twitter, mas também com a marca que lhe possibilita partilhar a paixão por essa mesma equipa. O alcance desta acção, que não parece complexa e difícil de implementar, possibilitaria um engagment (marketing relacional) significativo e teria certamente um enorme alcance comercial, além de que estamos a ir de encontro a uma nova forma de consumir desporto, onde as pessoas, em tempo real, têm necessidade de partilhar o que fazem com os seus amigos.

Em Espanha, por exemplo, o Estádio Santiago Bernabéu vai ser o primeiro Estádio online na Europa. A Cisco e o Real Madrid anunciaram uma parceria que fará com que o recinto merengue seja um exemplo de inovação através da combinação da visão de entretenimento no desporto com a integração da solução Cisco Connected Stadium Wi-Fi network, que permitirá aos fãs e visitantes uma experiência completamente única e envolvente.

A rede Wi-Fi de alta densidade vai proporcionar aos adeptos usarem facilmente os dispositivos móveis e smartphones com maior rapidez e com acesso seguro a várias aplicações, especialmente desenvolvidas para fomentar a interacção com o estádio, ao mesmo tempo que acedem à internet e às redes sociais durante o jogo. Um dos principais objectivos será encorajar os fãs a utilizar a rede Connected Stadium Wi-Fi network para ligações de internet que vai ajudar a aumentar a capacidade das redes móveis, permitindo aos espectadores mandar mensagens e fazer chamadas durante o jogo.

Integrada com o Cisco StadiumVision®, as duas soluções da Cisco vão permitir ao Real Madrid e aos seus patrocinadores interagir com os adeptos de maneiras totalmente diferentes e inovadoras. E, através da transmissão do jogo em vídeo High Definition nos vários ecrãs localizados no estádio, os espectadores vão ter acesso a toda a acção e desfrutar de conteúdos exclusivos, mesmo quando não estão nos seus lugares.

São estes tipo de iniciativas que podem e devem ser aplicadas em Portugal. É fundamental inovar, estabelecer novas medidas e esta seria apenas uma mais para cativar novos adeptos numa perspectiva de relação desportiva versus novas tecnologias e desejos do consumidor..

Redes Sociais

Acompanhe o Aposta X no Twitter
Conheça a página do Aposta X no Facebook

Página Inicial

1 comentário:

  1. Desta forma posso levar o meu computador para o estádio e apostar online na minha casa de apostas favorita, e ainda ganho uns trocados :)

    ResponderEliminar

Home - Aposta X