02 abril, 2012

Poker online beneficia casinos reais, diz Estudo


Um estudo elaborado por Khalil Simeon Philander da Universidade do Nevada em Las Vegas, e Ingo Fielder, da Universidade de Hamburgo, demonstra que as receitas dos casinos reais (estabelecimento fisico) aumentam com a existência de um mercado de poker online.

Este estudo, intitulado "Online Poker in North America: Empirical Evidence on its Complementary Effect on the Offline Gambling Market", pretendia responder à questão que as associações de casinos ao vivo fazem de o jogo online ser um concorrente aos seus serviços.

Depois de analisados resultados de todos os estados dos EUA e as províncias canadianas em 2010, a resposta é exactamente a contrária. A existência de um mercado de poker online, beneficia as receitas dos casinos ao vivo. Os dois serviços são assim complementares.

Cerca de 0,46% da população dos Estados Unidos jogava poker online a dinheiro real em 2010, gerando receitas brutas de 981 milhões de euros para operadores estrangeiros. O estado da Califórnia era o mais activo com 178 mil jogadores e um volume de jogo de 155 milhões de euros, para uma quota de mercado de 16%. A seguir surgia o estado de Nova Iorque e depois o Texas. Per capita não é surpresa verificar que o Nevada surge na liderança com 0,96%, acompanhado pelos 0,97% de New Hampshire.

No Canadá e durante o mesmo período a percentagem de pessoas que jogavam poker online a dinheiro era de 0,90%.

O estudo apresenta tabelas onde se comparam as receitas de casinos reais e online nos diversos estados e províncias, para demonstrar que ao contrário do apregoado pela indústria dos casinos ao vivo, os dois sectores não são concorrentes, sendo antes complementares.

Podem consultar as 22 páginas do referido estudo neste site.

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01 abril, 2012

Troféu do Euro 2012 em digressão pela Polónia e Ucrânia


A Taça Henri Delaunay anda em digressão (Trophy Tour) vai visitar um total de 14 cidades ao longo dos dois países anfitriões (Ucrânia e Polónia) do Campeonato da Europa 2012, antes de terminar a sua viagem na costa do Mar Negro, em Odessa, a 26 de Maio.

Esta é uma oportunidade única para os adeptos ucranianos e polacos tirarem uma fotografia com o troféu, que recentemente foi entregue pela Espanha, actual dententora do título europeu.


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31 março, 2012

Tabela dos 20 clubes mais ricos do Mundo 2012


A lista dos clubes de futebol mais ricos do mundo é novamente encabeçada pelo Manchester United, clube inglês, que desde 2004, lidera a tabela do dinheiro. Esta publicação é da autoria da revista americana Forbes, e distingue-se da Deloitte Football Money League porque acrescenta dados como o valor da marca e os resultados operacionais (Resultado Operacional = Proveitos Operacionais – (menos) Custos Operacionais).

Se no campo das receitas os dois colossos espanhóis (Real Madrid e Barcelona) facturam mais que a restante concorrência, o Manchester United apresenta um valor de marca ligeiramente mais elevado que os últimos dois.

Na última época (2010/2011) o valor médio de cada clube na lista Forbes aumentou em 20%, atigindo os 585 milhões de euros. As receitas (não são consideradas transferências de jogadores), cresceram 23%, atingindo o valor médio de 242 milhões de euros. Os resultados operacionais cresceram 13%, chegando a um valor médio de 34 milhões de euros.

Para os analistas da Forbes, a gigantesca massa de adeptos e fãs do Manchester United em todo o mundo é a responsável, em boa parte, pela posição do campeão inglês no top ano após ano. São estimados 330 milhões de seguidores dos red devils, marca que supera, por exemplo, os New York Yankees, da MLB, e os Dallas Cowboys, da NFL.

Para quem analisa estes resultados de uma forma contabilística, entre o deve (receitas) e haver (despesas), é o Real Madrid que consegue as melhores performances com 161, 8 milhões "liquídos".

Nesta lista aparecem clubes com resultados operacionais negativos, no caso, a Juventus (28,7 ME), o Inter de Milão (63,6 ME), o Manchester City com uns incríveis 93,1 ME, e o Lyon com 2,2 ME.

Segundo os responsáveis pelo estudo da revista Forbes, é previsivel um salto enorme de várias equipas da Liga alemã (Bundesliga) devido ao acordo alcançado pelo direitos televisivos. Em 2013, irá haver alterações significativas na tabela dos clubes mais ricos do mundo.



Lista do Clubes mais ricos do Mundo 2012

1. Manchester United
Dono: família Glazer
Valor: 1.704 milhões de euros
Receitas: 400,9 milhões de euros
Resultado Operacional: 134,6 milhões de euros

2. Real Madrid
Dono: sócios do clube
Valor: 1.431 milhões de euros
Receitas: 545,2 milhões de euros
Resultado Operacional: 161,8 milhões de euros

3. Barcelona
Dono: sócios do clube
Valor: 996 milhões de euros
Receitas: 493,9 milhões de euros
Resultado Operacional: 72,6 milhões de euros

4. Arsenal
Dono: Stan Kroenke
Valor: 985 milhões de euros
Receitas: 275,3 milhões de euros
Resultado Operacional: 74,1 milhões de euros

5. Bayern Munique
Dono: Sócios do clube
Valor: 941 milhões de euros
Receitas: 352,9 milhões de euros
Resultado Operacional: 68,1 milhões de euros

6. AC Milan
Dono: Silvio Berlusconi
Valor: 753 milhões de euros
Receitas: 258,2 milhões de euros
Resultado Operacional: 21,9 milhões de euros

7. Chelsea
Dono: Roman Abramovich
Valor: 580 milhões de euros
Receitas: 271,1 milhões de euros
Resultado Operacional: 57,5 milhões de euros

8. Liverpool
Dono: John Henry
Valor: 472 milhões de euros
Receitas: 223,4 milhões de euros
Resultado Operacional: 34 milhões de euros

9. Juventus
Dono: Agnelli family
Valor: 459 milhões de euros
Receitas: 168,8 milhões de euros
Resultado Operacional: -28,7 milhões de euros

10. Schalke 04
Dono: sócios do clube
Valor: 447 milhões de euros
Receitas: 221,9 milhões de euros
Resultado Operacional: 76,4 milhões de euros

11. Tottenham Hotspur
Dono: Joseph Lewis
Valor: 430 milhões de euros
Receitas: 198,4 milhões de euros
Resultado Operacional: 45,4 milhões de euros

12. Inter de Milão
Dono: Massimo Moratti
Valor: 373 milhões de euros
Receitas: 232,5 milhões de euros
Resultado Operacional: -63,6 milhões de euros

13. Manchester City
Dono: Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan
Valor: 337 milhões de euros
Receitas: 186,3 milhões de euros
Resultado Operacional: -93,1 milhões de euros

14. Borussia Dortmund
Dono: Bernd Geske
Valor: 300 milhões de euros
Receitas: 149,1 milhões de euros
Resultado Operacional: 24,9 milhões de euros

15. Olympique Lyon
Dono: Jean-Michel Aulas
Valor: 293 milhões de euros
Receitas: 146,1 milhões de euros
Resultado Operacional: -2,2 milhões de euros

16. Hamburgo SV
Dono: sócios do clube
Valor: 270 milhões de euros
Receitas: 141,6 milhões de euros
Resultado Operacional: 12,8 milhões de euros

17. AS Roma
Dono: Neep Roma Holding
Valor: 269 milhões de euros
Receitas: 157,5 milhões de euros
Resultado Operacional: 1,5 milhões de euros

18. Marselha
Dono: Margarita Louis-Dreyfus
Valor: 266 milhões de euros
Receitas: 165,1 milhões de euros
Resultado Operacional: 12,8 milhões de euros

19. Valencia
Dono: sócios do clube
Valor: 219 milhões de euros
Receitas: 127,9 milhões de euros
Resultado Operacional: 17,4 milhões de euros

20. Nápoles
Dono: Aurelio De Laurentiis
Valor: 215 milhões de euros
Receitas: 126,4 milhões de euros
Resultado Operacional: 43,9 milhões de euros

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30 março, 2012

Tabela dos 20 jogadores mais bem pagos do mundo 2012


Ser o jogador de futebol mais bem pago do mundo pode não querer dizer que seja o jogador que receba a maior remuneração por parte do respectivo clube. A revista Forbes fez essa contabilidade e concluiu que David Beckham é o futebolista que mais dinheiro factura na sua profissão. No total são 35 milhões de euros, repartidos pelo ordenado que aufere no clube mais as receitas de contratos de patrocínios, no caso Adidas, Motorola e também da Armani.

Já Cristiano Ronaldo factura 32 milhões de euros/ano, somando os salários no Real Madrid e os principais patrocínios, como a Nike, Coca-Cola ou Giorgio Armani, Coty, Cabo São Roque Resort, Go3 e Sharpie.

Em terceiro lugar na lista segue Messi, com 29 milhões de euros e patrocinios da Adidas, Pepsi, Gillette, Gatorade, Konami, Air Europa, Telefonica, ESPN, Damm, Danone, Lody For Men, Storkman, Repsol YPF, SanDisk e Mirage/Seiko.

O jogador de futebol com o maior salário no mundo pertence a Samuel Eto'o, valores pagos pelo Anzhi da Rússia e que totalizam 11,8 milhões de euros anuais.

Os 20 jogadores de futebol mais bem pagos do mundo

No. 1 David Beckham
35 milhões de euros
Idade: 37
Clube: Los Angeles Galaxy
País: Inglaterra

No. 2 Cristiano Ronaldo
32 milhões de euros
Idade: 27
Clube: Real Madrid
País: Portugal

No. 3 Lionel Messi
29 milhões de euros
Idade: 24
Clube: Barcelona
País: Argentina

No. 4 Wayne Rooney
18 milhões de euros
Idade: 26
Clube: Manchester United
País: Inglaterra

No. 5 Kaka
16 milhões de euros
Idade: 30
Clube: Real Madrid
País: Brasil

No. 6 John Terry
13 milhões de euros
Idade: 31
Clube: Chelsea
País: Inglaterra

No. 7 Yaya Toure
12,9 milhões de euros
Idade: 28
Clube: Manchester City
País: Costa do Marfim

No. 8 Fernando Torres
12,9 milhões de euros
Idade: 28
Clube: Chelsea
País: Espanha

No. 9 Frank Lampard
Idade milhões de euros
Age: 33
Clube: Chelsea
País: Inglaterra

No. 10 Steven Gerrard
12,1 milhões de euros
Idade: 31
Clube: Liverpool
País: Inglaterra

No. 11 Samuel Eto'o
11,8 milhões de euros
Idade: 31
Clube: Anzhi Makhachkala
País: Camarões

No. 12 Emmanuel Adebayor
11,6 milhões de euros
Idade: 28
Clube: Tottenham Hotspur
País: Togo

No. 13 Franck Ribery
11,5 milhões de euros
Idade: 29
Clube: Bayern Munich
País: França

No. 14 Sergio Aguero
11,5 milhões de euros
Idade: 23
Clube: Manchester City
País: Argentina

No. 15 Daniel Alves
11,3 milhões de euros
Idade: 28
Clube: Barcelona
País: Brasil

No. 16 Carlos Tevez
11,2 milhões de euros
Idade: 24
Clube: Manchester City
País: Argentina

No. 17 Thierry Henry
11 milhões de euros
Idade: 35
Clube: New York Red Bulls
País: França

No. 18 Zlatan Ibrahimovic
10,9 milhões de euros
Idade: 26
Clube: AC Milan
País: Suécia

No. 19 Karim Benzema
10,8 milhões de euros
Idade: 24
Clube: Real Madrid
País: França

No. 20 Didier Drogba
10,7 milhões de euros
Idade: 34
Clube: Chelsea
País: Costa do Marfim

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26 março, 2012

Britânicos e Latinos querem Mercado Europeu de jogo Online?


Segundo declarações do presidente da Autorité de Régulation des Jeux En Ligne (ARJEL), Jean-François Vilotte está em agenda a criação de um Memorando de Entendimento entre França, Espanha e Itália, para a regulação do jogo ao nível global. A ideia partiu da UK Gaming Commission (entidade reguladora de jogos e apostas na internet no Reino Unido).

Esta revelação chega no seguimento da iniciativa do Chancellor George Osborne em alterar a lei do jogo para taxar operadoras online offshore. As empresas de jogo online, mesmo em offshore, terão de pagar imposto sobre as receitas acumuladas com jogadores do Reino Unido.

Esta era uma alteração que se discutia desde 2011, quando o Departamento de Cultura, Imprensa e Desporto anunciou uma revisão à lei de jogo existente, de modo a que as empresas que não abandonaram o Reino Unido não fossem prejudicadas em relação a todas as outras que sediaram os seus negócios em offshores, como Malta e Gibraltar, locais onde é possível de disfrutar de condições fiscais mais atraentes e competitivas.

"90% do jogo e apostas online disfrutado pelos nossos cidadãos, tem como base empresas fora do Reino Unido, e as empresas que ainda estão por cá sentem-se pressionadas para sair. Isto é claramente injusto - e nada sensível com a necessidade de apoiar a manutenção de empregos", disse o Chancellor.

O novo regime afecta apenas as empresas, pois os jogadores continuarão a não pagar qualquer imposto sobre os seus ganhos.

Para Jean-François Vilotte, esta medida dará "harmonia à regulamentação europeia", dando melhores hipóteses aos paises na luta contra os operadores ilegais e na protecção do jogador.

O referido Memorando de Entendimento foi projetado para formalizar os processos, evitar conluio (esquemas), facilitar o intercâmbio de informações, garantir a protecção do jogador e supervisionar eficazmente tanto as licenças como a interdição de operadores.

Em julho, França e Itália, países com mercados de jogo e apostas na internet já tinham assinado um acordo de parceria de forma a adoptar medidas conjuntas para o sector.

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24 março, 2012

Sportingbet adeus a Espanha para já!


A empresa britânica de jogos online Sportingbet (Miapuesta - ParadisePoker) encerrou as suas operações em Espanha. A operadora perdeu a primeira batalha contra o Grupo de Casinos Espanhol Codere no Tribunal do Comércio de Madrid.

A Codere moveu vários pedidos de embargo contra empresas da indústria online, alegando não poder competir com estas. Os pedidos foram sempre rejeitados, mas em Fevereiro, o Tribunal do Comércio de Madrid avançou com um dos processos.

Foi emitido um Comunicado da SportingBet relativamente a todo este processo afirmando que continuará à espera de receber a sua licença para actuar no mercado espanhol de acordo com a nova Legislação do Jogo Espanhola em 2011.

Comunicado SportingBet

Em Dezembro de 2011, o Grupo de Casinos Espanhol Codere, pediu inúmeros de embargos contra empresas a operar no mercado espanhol de apostas online e da indústria de jogo com base em concorrência desleal. Este movimento fez parte de uma campanha para restringir a indústria online antes da concessão de licenças sob a nova legislação Espanhola.

A SportingBet não foi notificada neste processo nem teve oportunidade de se defender. Todos os pedidos da Codere foram rejeitados em vários Tribunais espanhóis, à excepção de um contra a Sportingbet no Tribunal do Comércio de Madrid, onde o Tribunal condenou a SportingBet.

A Sportingbet acredita firmemente que a aplicação do pedido de embargo da Codere foi baseada em informações erradas apresentadas em Tribunal e que esta é uma tentativa flagrante de perturbar o mercado no período que antecede a emissão das licenças. Em seguida, a SportingBet participou numa audiência no Tribunal de Madrid a 16 de Fevereiro de 2012 onde defendeu legalmente a sua posição. Apesar disso, o Tribunal aplicou o embargo com efeito imediato.

A Sportingbet vai apresentar um recurso contra a queixa da Codere depois de se ter aconselhado e recebido a informação de que não há base legal para esta acção. Esta opinião é corroborada pelas decisões dos restantes tribunais espanhóis que rejeitaram os pedidos de embargo da Codere contra as restantes empresas de apostas e indústria do jogo online.

A SportingBet procedeu ao requiremento de uma licença de acordo com as Leis Espanholas de Jogo publicadas em 2011. Na sequência das reuniões periódicas com o Regulador do Jogo Espanhol, a Sportingbet espera ver concedida a sua licença a 25 de Maio de 2012, ou até antes.

Convém relembrar que a SportingBet é uma empresa cotada em bolsa e em vias de ter uma licença para o mercado espanhol.

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21 março, 2012

Sorte de principiante! A minha primeira Aposta foi assim...

*clique para ver em tamanho maior

Por curiosidade fui à procura do registo da minha primeira aposta de sempre na internet. Foi em 2009, que joguei em estreia absoluta uma múltipa com quatro jogos de selecções nacionais relativos a testes particulares para o mundial 2010. Mesmo com um certo know-how que penso possuir relativamente ao mundo do futebol, não deixou de ser pura sorte de principiante, face ao grau de dificuldade dos jogos em questão. Agora imaginem em vez de quatro jogos, acertar 12 jogos de futebol, como no Totobola. Desculpem para quem gosta, mas não é para mim.

Não deixou de dar um certo prazer transformar 5 euros em 70 euros, mas quem joga por divertimento, como no meu caso, sabem bem que nem sempre é assim. Também digo-vos que não jogo segmentos que não domino, e muito menos jogos de casino em que o conhecimento é inútil. O meu conselho para todos, mesmo aqueles que acreditam ter algum conhecimento desportivo, será jogar sempre responsavelmente. Caso não sigam esta regra, aconselho vivamente a consultarem os links (jogo responsável) disponíveis para teste rápido para avaliar se o jogador corre o risco de ser dependente do jogo. Estes testes são desenvolvidos por diversas organizações de saúde e encontram-se nas páginas de todas as operadores de jogo e apostas online certificadas.

Boas apostas e divirtam-se!

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18 março, 2012

Para quando? Mercado de Apostas Desportivas Online e Patrocinio em Portugal


Apesar dos ecos informativos de dirigentes governativos que haverá brevemente solução para a criação de uma lei para as apostas desportivas e o jogo em geral na internet, continuamos, Portugal, com um vazio legal apenas semelhante a países como a Ucrânia e Sérvia. Os restantes países do Espaço Económico Europeu ou já dispõe de regulação de mercado ou definiram os seus objectivos (a favor ou contra) quanto aos jogos online.

Esta eterna indecisão do(s) governo(s) português(eses) tem criado imensos problemas, nomeadamente na àrea do patrocinio desportivo onde perdemos competitividade para os demais. Em Portugal vigora o princípio da proibição total, onde também por arrasto a publicidade a empresas de apostas, mesmo que licenciadas em outros Estados-Membros, estão impedidas de operarem em território nacional. Este imbróglio juridico tem arrastado várias situações para a barra dos tribunais (Caso bwin e Caso Betclic) com consequências nefastas para os clubes e organizadores de competições desportivas. Fala-se num bolo de 20 milhões de euros.

O caso da publicidade a clubes por empresas de apostas desportivas online acaba até por ser um flagrante pontapé na lógica de proibição, visto que apesar de imposta pelos tribunais portugueses via acção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Associação de casinos, chega-nos diariamente pelas nossas televisões e imprensa escrita, imagens e fotos relativas a competições e clubes patrocinados por essas mesmas empresas de apostas licenciadas no espaço da UE.

Enquanto Portugal continua a hibernar nesta matéria, em 2011, as apostas desportivas online no futebol europeu, feitas na Europa representaram, por dia, 38 milhões de euros. E na Àsia, através do futebol europeu 67 milhões de euros. São 105 milhões de euros por dia, 38 mil milhões de euros por ano. E a previsão para este ano de 2012 é superior a 50 mil milhões de euros de receitas com o mercado de apostas online.

Enquanto circulam estes valores gigantescos, existe também a necessidade de combater as apostas ilegais, e se Portugal não tomar medidas fortes para assegurar a integridade das competições, através da cooperação firme entre desporto, poder político e forças policiais, corremos sérios riscos de grupos criminosos manchar o nosso desporto.

Uma regulação ideal do mercado de apostas é também pensar nos consumidores, em especial dos menores. É salvaguardar a viabilidade do desporto, defender os direitos e conteúdos dos organizadores das competições e permitir aos governos nacionais o encaixe de receitas fiscais.

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15 março, 2012

Comunicado do Observatório do jogo Remoto sobre os jogos online em Portugal


O Observatório do Jogo Remoto é um site português que tem como missão prestar informação de protecção aos consumidores e contribuir activamente para a implementação do conceito "jogo responsável".

Neste sentido, o seu responsável, Luis Rebordão, fez-me chegar um email de esclarecimento e análise ao momento actual do jogo em Portugal, numa altura em que se anuncia para breve uma posição política sobre o sector online.

Comunicado do Observatório do jogo Remoto

"Portugal tem a liberdade de restringir o acesso ao seu sector de jogos de fortuna ou azar e a dinheiro?

Não. Para estabelecer o Mercado Comum, o Tratado da CE garante várias liberdades fundamentais. De acordo com a jurisprudência constante do Tribunal de Justiça, a oferta de serviços de jogos de fortuna ou azar e a dinheiro é uma actividade económica e, portanto, abrangida pela liberdade fundamental de prestação de serviços e muitas vezes também pela liberdade fundamental de estabelecimento.

Tendo em conta que as liberdades fundamentais são a regra e a restrição das mesmas são a excepção, todas as medidas de Portugal para restringir as liberdades fundamentais devem satisfazer várias condições estritas.

Em que condições pode Portugal restringir o jogo de fortuna e azar e a dinheiro?

Em primeiro lugar, Portugal só pode restringir os serviços de apostas por razões imperativas de reconhecido interesse geral. O Tribunal Europeu de Justiça tem identificado um número limitado de razões imperiosas para restringir a liberdade de prestação de serviços de apostas, que até agora são: a defesa do consumidor, a prevenção da fraude, a incitação ao esbanjamento em jogos de fortuna e azar e a dinheiro, e a necessidade de conservar a ordem pública. Só estas razões podem ser invocadas por Portugal para recusar a oferta de serviços dos operadores privados de qualquer Estado-Membro.

Em segundo lugar, se o objectivo da regulamentação incidir de facto nas razões imperiosas anteriormente referidas, as medidas a tomar para atingir esse objectivo estão também sujeitas a determinadas condições. Devem ser adequadas para atingir o objectivo que perseguem (que entre outras coisas exige que elas possam ser consistentes e sistemáticas), não devem exceder o necessário para alcançá-lo e devem ser aplicadas sem discriminação.

As várias decisões do Tribunal de Justiça obrigam a que estas medidas sejam examinadas, em cada caso, para determinar se cumprem estes requisitos.

Em quem recai o ónus da prova?

Como as restrições são uma excepção à regra geral das liberdades fundamentais, o ónus da prova, no que respeita ao exame dos requisitos acima referidos, recai sobre o Estado. Não é suficiente para Portugal, simplesmente alegar que há razões imperiosas de interesse geral. Pelo contrário, deve apresentar uma análise concreta da adequação e proporcionalidade e, também, provas para justificar as suas medidas restritivas.

Que prova deve ser apresentada para ser avaliada?

As razões que podem ser invocadas pelo Estado, a fim de justificar a derrogação de uma liberdade fundamental devem ser acompanhadas por uma análise da adequação e proporcionalidade da medida restritiva adoptada, e pela estatística ou outra prova precisa que justifique as medidas adoptadas."

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12 março, 2012

Resolução do Parlamento Europeu sobre a dimensão europeia do desporto


O Parlamento Europeu adoptou no mês passado a Resolução sobre a dimensão europeia do desporto que está afinal de contas paralelamente interligado com a Resolução sobre o Jogo e apostas desportivas online do Mercado Interno para as questões da preservação da integridade dos eventos desportivos, perigo das apostas ilegais, subornos e manipulações de resultados.

Desde já, reproduzo uma série de excertos relativos ao tema jogo e apostas online dentro da componente Desporto no texto do Parlamento Europeu.

Resolução do Parlamento Europeu sobre a dimensão europeia do desporto

Tendo em conta a sua Resolução, de 10 de Março de 2009, sobre a integridade dos jogos de apostas em linha.

AM. Considerando que, devido à sua especificidade, os serviços de jogo estão excluídos do âmbito de aplicação da Directiva «Serviços» (2006/123/CE), bem como da nova Directiva relativa aos Direitos dos Consumidores (2011/83/UE);

AN. Considerando que o financiamento do desporto amador só está garantido se os titulares de licenças nacionais de jogo a dinheiro, que pagam impostos e financiam outros projectos de interesse geral nos Estados-Membros, forem obrigados por lei a pagar taxas de «interesse público» e forem eficazmente protegidos contra a concorrência ilegal;

Dimensão económica do desporto

42. Assinala que o patrocínio constitui uma importantíssima tábua de salvação financeira e oferece muitas possibilidades no desporto, no respeito dos princípios do «fair play» financeiro;

51. Salienta a fundamental importância da exploração comercial dos direitos audiovisuais para as competições desportivas, numa base centralizada, exclusiva e territorial, tendo em vista garantir a equidade na repartição das receitas entre desporto de elite e desporto de massas;

52. Entende que os eventos desportivos que considerados de grande importância para a sociedade devem ser acessíveis a um público tão vasto quanto possível; exorta os Estados-Membros que ainda assim não tenham procedido a tomarem medidas para garantir que os organismos de radiodifusão televisiva sob a sua jurisdição não transmitam esses eventos em regime de exclusividade;

53. Reconhece o direito dos jornalistas a terem acesso a eventos desportivos organizados de grande interesse para o público e a relatá-los, a fim de garantir o direito do público a obter e receber notícias e informações independentes sobre eventos desportivos;

54. Solicita à Comissão e aos Estados-Membros que protejam os direitos de propriedade intelectual no tocante aos conteúdos desportivos, tendo em devida conta o direito do público à informação;

55. Considera que as apostas desportivas constituem uma forma de exploração comercial das competições e solicita à Comissão e aos Estados-Membros que as protejam de actividades não autorizadas, de operadores não licenciados e de suspeitas de manipulação dos resultados dos jogos, reconhecendo, nomeadamente, os direitos de propriedade intelectual dos organizadores sobre as suas competições, garantindo uma contribuição significativa dos operadores de apostas desportivas para o financiamento do desporto de massas e desporto de base e protegendo a integridade das competições, com uma ênfase na educação dos atletas; considera, no entanto, que esses direitos de propriedade não devem prejudicar o direito a resumos de transmissões, estabelecido na Directiva 2007/65/CE (Directiva «Serviços de Comunicação Audiovisuais»);

59. Convida a Comissão a propor medidas concretas, a fim de salvaguardar o financiamento do desporto através dos fundos gerados pelas lotarias;

Organização do desporto

83. Saúda os esforços das federações desportivas no sentido de proibir a propriedade múltipla de clubes desportivos envolvidos na mesma competição; entende que deve ser interdito a qualquer operador de apostas deter o controlo de uma entidade que organize ou participe em competições, assim como deve ser interdito a qualquer entidade que organize ou participe em competições deter o controlo de um operador que propõe apostas sobre os eventos que organiza ou em que participa;

84. Insta os Estados-Membros a tomarem todas as medidas necessárias para impedir e punir actividades ilegais que afectem a integridade do desporto e a passar a tipificar essas actividades como infracção penal, nomeadamente as relacionadas com apostas, ou seja, as que envolvem a manipulação intencional e fraudulenta dos resultados de uma competição ou de uma das suas fases, a fim de obter uma vantagem não resultante unicamente da prática desportiva normal ou da incerteza que lhe é inerente;

85. Insta as federações desportivas a colaborarem estreitamente com os Estados-Membros, a fim de proteger a integridade do desporto;

88. Sustenta que é essencial desenvolver instrumentos para incentivar a cooperação entre as autoridades públicas, as autoridades desportivas e os operadores de jogos de apostas no respeitante aos casos de fraude desportiva, bem como prever eventualmente a cooperação com a Europol e a Eurojust;

Cooperação com países terceiros e organizações internacionais

91. Convida a Comissão e os Estados-Membros a cooperarem com os países terceiros em questões como as transferências internacionais de jogadores, a exploração de jogadores menores, a pirataria relativa à manipulação dos resultados e as apostas ilegais; sublinha também a importância de reforçar a cooperação internacional para o desenvolvimento do desporto nos países em desenvolvimento;

92. Aguarda com expectativa os resultados dos sistemas destinados a monitorizar a transparência e o «fair play» financeiro, bem como a combater a corrupção e o tráfico de seres humanos; assinala a necessidade de o sistema ser conforme com o direito da UE e com as normas em matéria de protecção de dados; exorta os organismos de tutela do desporto a estabelecerem ligações entre o sistema de regulação das transferências e outros sistemas de combate à corrupção, visando uma monitorização mais eficaz para lutar contra a viciação de resultados;

93. Salienta a necessidade de abordar a questão dos operadores de jogos de apostas não autorizados estabelecidos na UE e em países terceiros, porquanto estes são capazes de evitar os sistemas de controlo da fraude no desporto.

101. Encarrega o seu Presidente de transmitir a presente resolução ao Conselho e à Comissão, aos governos e parlamentos dos Estados-Membros e às federações desportivas europeias, internacionais e nacionais.

O que disseram os Eurodeputados portugueses no debate para o Relatório sobre a dimensão europeia do desporto:

Luís Paulo Alves (PS) − Aprovo este relatório, porque a UE deve aproveitar o potencial do desporto em prol da integração social, do combate ao racismo, à intolerância e à violência e, como tal, incentivar todos os seus cidadãos a participarem em atividades saudáveis. Assim, o desporto deve manter-se como disciplina obrigatória nos currículos das escolas e o acesso a instalações desportivas dignas deve ser permitido. Por outro lado, na linha das preocupações que o Grupo S&D apresentou, também entendo que se deve reforçar o acesso ao desporto a pessoas com deficiências e aumentar a proteção dos menores no desporto competitivo.

Regina Bastos (PSD) − O artigo 165.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia atribui uma nova competência à UE no domínio do desporto. O desporto contribui para a realização dos objectivos estratégicos da União Europeia, pondo em evidência valores pedagógicos e culturais fundamentais. Além disso, é um vector de integração, pois afecta todos os cidadãos, independentemente do seu género, origem étnica, religião, idade, nacionalidade, condição social e orientação sexual. O desporto é um importante fenómeno e bem social. Para muitos é mesmo uma das mais importantes formas de recreação, promovendo a participação activa dos cidadãos europeus na sociedade e ajudando a desenvolver um sentimento de inclusão social, para além dos inegáveis benefícios para a saúde. O presente relatório destaca igualmente a necessidade imperiosa de uma abordagem mais activa por parte da UE, entre outras, na luta contra a dopagem, violência e intolerância, bem como na regulação de um sector vasto e em rápido crescimento da economia que emprega, directa ou indiretamente, 15 milhões de pessoas. Votei favoravelmente o presente relatório por considerar que as medidas nele previstas contribuem para o desenvolvimento do desporto e concretização do objetivo de atribuir uma dimensão europeia ao mesmo.

Mário David (PSD) − O Tratado de Lisboa atribui novas competências à União Europeia no domínio do desporto. Este relatório de iniciativa, que votei favoravelmente, representa a reação do Parlamento Europeu à comunicação da Comissão sobre o Desporto de 8 de Janeiro de 2011 e evidencia a necessidade imperiosa de uma abordagem mais activa por parte da UE na luta contra a dopagem, a violência e a intolerância e na regulação de um amplo setor económico em rápido crescimento que emprega, direta e indiretamente, cerca de 15 milhões de pessoas. Gostaria ainda de sublinhar que, tal como o meu grupo político (PPE), considero que o desporto faz parte do desenvolvimento humano e social, por isso, defendo que a União Europeia terá que criar, futuramente, um programa específico sobre o Desporto, com vista a concretizar uma efectiva dimensão europeia do desporto.

Diogo Feio (CDS) − É importante que sejam reconhecidas ao desporto as suas importantes vertentes sociais, culturais e de promoção de estilos de vida mais saudáveis mas, também, que lhe seja reconhecida uma dimensão económica muitíssimo relevante, como criador de emprego, de inovação e de crescimento.

José Manuel Fernandes (PSD) − O presente relatório sobre a dimensão europeia do desporto, elaborado por Santiago Fisas Ayxela, surge numa altura em que o mundo do desporto está de luto por causa da tragédia que ocorreu no Cairo, Egito, no final de um jogo de futebol, cujos confrontos provocaram mais de sete dezenas de mortos e cerca de mil feridos. Antes de mais, quero apresentar as minhas condolências às famílias das vítimas e solidarizar-me com todos aqueles que são vítimas da violência no desporto. As vantagens da actividade desportiva são inquestionáveis, quer para os seus praticantes, quer para a sociedade em geral. É inegável o benefício em termos de educação, saúde (beneficia o praticante em termos de qualidade de vida e o estado que economiza em custos médicos), em termos sociais (são milhares e milhares os voluntários que colaboram na organização de actividades desportivas) e económicos (é uma atividade que representa 3,65 % do PIB europeu e emprega 15 milhões de pessoas). Assim, saúdo as medidas propostas, nomeadamente o incremento do desporto nos curricula escolares, a criação do Ano Europeu do Desporto, o novo programa Erasmus para Todos, bem como todas as formas de combate ao doping e à violência, como a base de dados dos hooligans.

João Ferreira (PCP) − O relatório contém, inegavelmente, algumas boas propostas. A maior parte delas é, todavia, vagamente enunciada, pouco indo além do plano das boas intenções. É valorizado o papel do desporto na sociedade, ao nível da integração, entre outros princípios correctos. Propõe-se que no Quadro Financeiro Plurianual haja um orçamento específico e ambicioso para a política desportiva, que o desporto integre os currículos de todos os tipos de escolas e que as questões de género sejam devidamente tidas em conta. No entanto, propõe-se que o desporto de massas (expressão utilizada para distinguir do desporto profissional) seja suportado pelo dinheiro proveniente das lotarias; propõe a existência de uma base de dados de adeptos a nível europeu; proíbe qualquer tipo de manifestação política por parte dos atletas durante os jogos, mas abre a possibilidade de usar o desporto como meio de propaganda à UE. Abordagens que não acompanhamos e das quais nos distanciamos.

Marisa Matias (BE) − O desporto promove a sociabilização e a recreação e é um dos mais importantes factores de saúde na sociedade moderna. Nas últimas décadas, a práctica de desporto de base tem sido trocado pela mera assistência a eventos desportivos profissionais. É necessária uma abordagem europeia para a promoção do desporto de base, para a regulamentação do desporto profissional e para banir a violência e a dopagem no desporto. Este relatório vai nesse sentido, pelo que votei favoravelmente.

Nuno Melo (CDS) − O desporto é um importante fenómeno e bem social. Para muitos, é mesmo uma das mais importantes formas de recreação, quer quando participam quer quando acompanham eventos desportivos. O desporto, nos seus melhores aspetos, reúne as pessoas, independentemente da sua origem, antecedentes, crenças religiosas ou condição económica. O desporto promove a participação activa dos cidadãos europeus na sociedade e ajuda a desenvolver um sentimento de inclusão social. O artigo 165.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE) atribui uma nova competência à UE no domínio do desporto, exortando a UE a contribuir para a promoção das questões desportivas e estabelece que a acção da UE deve ter por objectivo desenvolver a dimensão europeia do desporto. A comunicação da Comissão é o primeiro documento de política no domínio do desporto após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que atribui à UE um mandato para apoiar, coordenar e complementar as medidas políticas em matéria de desporto adoptadas pelos Estados-Membros. Daí o meu voto favorável.

Maria do Céu Patrão Neves (PSD) − O presente relatório surge no âmbito das novas competências da União Europeia no domínio do desporto, artigo 165.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia. O tratado confere à UE um mandato para apoiar, coordenar e complementar as medidas políticas em matéria de desporto adoptadas pelos Estados-Membros. A comunicação da Comissão é o primeiro documento de política no domínio do desporto após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. Antes destas competências, o Parlamento Europeu já tinha promovido diversos documentos, em forma de resolução sobre o tema e que o relator aproveita para apresentar as propostas do Parlamento. Votei favoravelmente por concordar com as medidas estabelecidas para um sector vasto e em rápido crescimento, com grande impacto nas economias nacionais e que emprega, direta ou indiretamente, 15 milhões de pessoas.

Paulo Rangel (PSD) − Para além de um importante fenómeno e bem social, o desporto é um vector de integração que promove a participação activa dos cidadãos europeus na sociedade e ajuda a desenvolver um sentimento de inclusão social, representando ainda um sector vasto e em rápido crescimento da economia, que contribui de forma significativa para o crescimento e o emprego. Neste sentido, é crucial que a UE e os respectivos Estados-Membros adoptem políticas e medidas de apoio e promoção do desporto que permitam afrontar os principais desafios que se colocam neste domínio, como por exemplo: a luta contra a dopagem, violência e intolerância, a livre circulação dos cidadãos e nacionalidade dos desportistas e a transferência de jogadores (a legalidade dos actos e a transparência dos fluxos de financiamento envolvidos, o diálogo social europeu no sector, bem como a integridade das competições). Por ver estas preocupações refletidas no relatório, votei favoravelmente.

Nuno Teixeira (PSD) − O artigo 165.º do Tratado atribui uma nova competência à UE no domínio do desporto, devendo a UE contribuir para a promoção das questões desportivas e desenvolver a dimensão europeia do desporto. Na sua primeira Comunicação neste domínio, a Comissão propõe acções concretas quanto ao papel social, à dimensão económica e à organização do desporto. O Parlamento Europeu apoia a valorização da dimensão europeia do desporto, insistindo em aspectos como a resolução dos grandes problemas, a necessidade de uma gestão adequada, a sua importância para o turismo, a questão da justiça das competições desportivas, o orçamento, os jogos e desportos tradicionais, as oportunidades e o emprego, a formação e a mobilidade, a cooperação com países terceiros e organizações internacionais e a própria identidade europeia do desporto.

Inês Zuber (PCP) − O acesso gratuito e universal à prática desportiva com qualidade é essencial para o desenvolvimento social e pessoal dos indivíduos e um direito que deve ser garantido por cada Estado-Membro, através de financiamento público às organizações desportivas, às escolas e ao movimento associativo popular. Este último aspecto tem particular importância em relatórios que procuram promover a dimensão europeia do desporto, pois esta não pode substituir a especificidade cultural e desportiva de cada país. Este relatório contém medidas positivas (embora, sobretudo, no plano das intenções) de valorização do desporto de massas e da prática desportiva (sem esquecer as questões de género), nomeadamente com a proposta de um orçamento específico e ambicioso para a política desportiva no Quadro Financeiro Plurianual. No entanto, não podemos deixar de referir a nossa preocupação e desacordo com a proposta de que o desporto amador seja financiado essencialmente pelo dinheiro proveniente das apostas de jogo, de criação de uma base de dados de adeptos europeia ou da proibição de qualquer tipo de manifestação política por parte dos atletas durante os jogos.

Assunto: Apostas ilegais e crime organizado - Acordos de cooperação comercial e judiciária com países terceiros

O êxito dos Jogos Olímpicos de verão, em Londres, e do Campeonato Europeu de Futebol, na Polónia e na Ucrânia, que decorrerão este ano, pode ser seriamente comprometido não só por casos de dopagem, mas também por apostas desportivas ilegais, um fenómeno caracterizado por um aumento alarmante nos Estados-Membros da UE, bem como em todo o mundo.

Estima-se que o volume de negócios global neste setor atinja os 385 mil milhões de euros por ano, o que representa um enorme mercado criado para enriquecer organizações criminosas transnacionais que, em muitos casos, cobram apostas em eventos desportivos manipulados através de páginas de internet nas quais não são estabelecidos limites para os jogos de azar de cada competição.

As autoridades europeias estão a tomar medidas adequadas ao controlo e monitorização de partidas desportivas suspeitas através de um sistema apropriado de licenças de jogo. No entanto, a legislação de certos países nesta matéria, particularmente no Extremo Oriente, é ainda insuficiente, como o provam as mais de 5000 detenções por jogos de azar ilegais levadas a cabo pela Interpol em Singapura, na Malásia, na China, em Hong Kong e na Tailândia durante o Campeonato Mundial de Futebol de 2010. À luz do descrito, pode a Comissão esclarecer o seguinte:

1. Que medidas, em termos de cooperação policial relacionada com as apostas ilegais, têm sido tomadas pelos países terceiros que, neste momento, negoceiam acordos de comércio livre com a União Europeia?

2. Os referidos acordos com países terceiros estabelecem normas mínimas para os serviços em linha, particularmente no que se refere aos jogos de azar?

3. Considera a Comissão que a criação de um grupo de trabalho da UE, composto por peritos nacionais em cooperação com os operadores e as autoridades, poderia contribuir para a investigação e o controlo permanente (seguindo o modelo do "Alarme Preventivo" da UEFA) das apostas em eventos desportivos, bem como para a identificação de agências ilegais de apostas em linha e tradicionais em todo o mundo, visando o apoio eficaz às autoridades responsáveis pela aplicação da lei e às autoridades judiciárias no combate ao crime organizado, ao branqueamento de capitais e aos jogos de azar ilegais?

4. Que iniciativas foram ou serão tomadas para assegurar a integridade no desporto, a proteção dos consumidores europeus através de apostas legais e de práticas de jogo responsáveis, bem como para continuar a participar activamente na luta contra as apostas ilegais?

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