Pearl Jam - Optimus Alive 2010 - Lisboa (vídeos)

11 julho, 2010


Este é um post especial para os meus leitores fans de Pearl Jam. O Aposta X, não é propriamente um blog de música, mas devido ao material que recolhi no festival Optimus Alive 2010, partilho com vocês grande parte dos vídeos do concerto dos Pearl Jam no passeio marítimo de Algés/Lisboa.

Posso dizer que o concerto foi memorável, teve os célebres clássicos e algumas frases de Eddie Vedder que marcaram especialmente este concerto, presenciado por mais de 45 mil pessoas.


Após cinco ou seis músicas, Eddie Vedder pegou num papel do qual começou a ler em português. "Obrigado por virem ao nosso último show. Não último de sempre, mas último em muito tempo". A estupefação da plateia pressentiu-se. Já em inglês: "Não, é uma coisa boa! Mas mais vale divertirmo-nos, pois não sabemos quando vamos voltar".

A partir desta revelação, o público apegou-se ainda mais ao que tinha em mãos - um Deus do rock em noite sentimental - e o concerto, que já abrira de forma muito intensa e fraternal, com "Release", "Animal" ou "Given To Fly", ganhou contornos verdadeiramente históricos.

Uma das razões pelas quais Eddie Vedder adora o público português - saiu de palco com a bandeira nacional pelas costas - prende-se pelo talento local para a cantoria. "You guys are the best singing crowd in the world!", elogiou emocionado.

Eddie Vedder não se cansou de salientar o papel do público nesta doce despedida dos palcos. "Obrigada por nos convidarem para a vossa festa, por nos deixarem pôr música por cima de vocês, à vossa volta", disse, numa noite em que "Nothing Man", "Daughter", "Even Flow", "Wishlist", "Black", "Why Go" e até a mais recente "Just Breathe" originaram gigantescos coros. "Lisboa, vocês cantam tão bem. Também tocam guitarra?".

No encore, a paixão público-banda consumou-se com músicas delicadas tocadas à guitarra acústica; o incrível coro de "Betterman", que Vedder deixou o público cantar quase na íntegra; surpresas como "Smile"; a obrigatória "Alive" e ainda uma canção cujo refrão era "Portugal, Portugal".

Não sabemos se a pausa a que Eddie Vedder se referiu corresponde apenas ao final da digressão (afinal, mostrou-se ansioso por regressar a casa e rever a família) ou se o "último concerto em muito tempo" anuncia um hiato mais prolongado. Mas depois de um concerto apoteótico como este, é justo dizer que se a Espanha tem (a fazer fé no Polvo Paul) o Mundial, Portugal pode orgulhar-se de ter os Pearl Jam.

ALinhamento de Pearl Jam no Optimus ALive!10 e vídeos (todos filmados por mim)

1. Release

2. Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town


3. Animal
4. Given To Fly


5. In Hiding

6. Unthought Known


7. Nothingman


8. Daughter


9. Even Flow

10. Just Breathe
11. Wishlist


12. Black


13. Glorified G

14. Why Go

15. The End


16. Portugal


17. Public Image

18. The Fixer


19. Wasted Reprise

20. Better Man


21. Smile


22. Once


23. Alive


24. Yellow Ledbetter

Página Inicial

3 comentários:

Sandro Cóis disse...

Nunca tinha visto Pearl Jam ao vivo e tive a possibilidade de finalmente de os ver no Alive. Já sabia pelas crónicas e por alguns amigos que eram muitos bons ao vivo e confirmei-o por absoluto. O que mais me marcou foi a voz de Eddie Vedder, aquela voz é ainda melhor do que nos cd´s (no estúdio) poderosa que até arrepia.

Anónimo disse...

Já vi várias vezes Pearl Jam ao vivo. É sem duvida a melhor banda do mundo para mim. Este homem ( Ed Vedder) tem uma voz estrondosa e é um compositor fantástico. Pena não voltarem tão depressa a Portugal, sentirei muita falta :(

Nuno Gonçalo disse...

X2 :) Ele voltam, adoram Portugal e as nossas ondas. Para o ano talvez...esperemos :)

Enviar um comentário

Home - Aposta X

 

Aposta X - Futebol e Apostas Online