30 março, 2010

Real vence dérbi e Barcelona passa em Maiorca


Vou continuar a bater na mesma tecla sobre a realidade do campeonato espanhol. Não chega ter numa Liga os três melhores jogadores do mundo (Ronaldo, Messi e Káká), provavelmente as duas melhores equipas do planeta, mas depois as restantes ficarem ... a anos-luz! Tudo isto, para dizer que é preciso melhorar o nível competitivo da La Liga para dar o salto qualitativo em relação à Premier League inglesa. É abismal a diferença pontual entre os dois primeiros as outras equipas e fica chato saber que todos os fins-de-semana, Real e Barcelona vencem os seus jogos com as maiores das facilidades.

Passe o reparo, o jogo de cartaz teve lugar no Santiago Bernabéu, onde o dérbi de Madrid ocupou todas as atenções. O Atlético, com um conjunto de jogadores bem conhecidos de nós portugueses, chegava ao campo rival com 10 anos sem conhecer o sabor da vitória, mas Reyes, ainda deu uma esperança que tudo podia ser diferente. Podia mas não foi! Entrava então em acção a célebre defesa de manteiga colchonera que faz quebrar qualquer ataque de luxo bem intencionado com o Real a aproveitar.

Em 12 minutos, Xabi Alonso, até Arbeloa e por fim Higuain garantiram um triunfo por 2-3, sim o Atlético ainda fez mais um golo, mas já era tarde demais. Foi a 11ª primeira vitória meregue consecutiva.


Já em Maiorca, Ibrahimovic marcou pelo terceiro jogo consecutivo e ofereceu ao Barcelona uma suada vitória por 0-1 no terreno do quarto classificado. O Barcelona ocupa a primeira posição com o Real Madrid, mas estes beneficiam da melhor diferença de golos.

O avançado sueco colocou um ponto final numa série de jogos sem marcar ao converter com êxito uma grande penalidade no último domingo, frente ao Saragoça, e abriu depois o marcador para o Barça no triunfo por 2-0 sobre o Osasuna, a meio da semana. Voltou a marcar, agora, em Maiorca aos 63 minutos, enviando a bola para o fundo das redes depois de uma defesa incompleta de Aouate na sequência de um pontapé de canto cobrado por Xavi e desviado para a própria baliza por um defesa da equipa da casa.

Péssima notícia, foi a lesão contraída por Andrés Iniesta, que o vai impedir de jogar em Londres com o Arsenal para a Champions.

Já as esperanças de o Seviha regressar na próxima época à Liga dos Campeões continuam a diminuir, após o conjunto andaluz ter aumentado a sua série sem ganhar para o campeonato para seis jogos, na sequência de uma derrota por 3-0 frente ao Villarreal. O "submarino amarelo" ficou rapidamente com uma vantagem de 2-0 nos primeiros 18 minutos. Já no período de descontos, Robert Pires isolou-se e fechou a contagem, tornando a derrota ainda mais pesada para o estreante treinador do Sevilha, Antonio Álvarez.

Esse resultado dava ao Deportivo a oportunidade de alcançar o Sevilha na classificação, mas os galegos desperdiçaram o ensejo, pois perderam por 1-3 na recepção ao Getafe, por quem Miku bisou. O defesa português Zé Castro apontou o outro golo dos visitantes, ao fazer autogolo.

Horrível também, foi a prestação do Valencia em Saragoça. Três golos sem resposta foi o desfecho da equipa ché, que continua a sua campanha de irregularidade.

Noutros palcos, o Xerez conseguiu somente a quarta vitória da época no encontro entre os dois últimos classificados, ao derrotar um Valladolid reduzido a dez elementos, por 3-0. O Osasuna derrotou o Almería por 1-0 e o duelo entre o Espanyol e o Gijón terminou sem golos. No fecho da jornada, grande jogo de futebol, o Athletic venceu por 4-3 o Racing de Santander.

Resultados da 29ª Jornada da Liga Espanhola 2009/2010

Real Madrid - Atlético Madrid, 3-2 (Xabi Alonso 49', Arbeloa 55', Higuain 62'; Reyes 10', Forlan 68')
Maiorca - Barcelona, 0-1 (Ibrahimovic 63')
Athletic Bilbao - Racing Santander, 4-3 (Llorente 13', 78' gp, Toquero 17', Laskurain 88'; Tchité 41', Bolado 81', 90')
Villarreal - Sevilha, 3-0 (Rossi 6', Llorente 18', Pires 91')
Xerez - Valladolid, 3-0 (Víctor Sánchez 2', Michel 35', Bermejo 71')
Espanyol - Sp. Gijón, 0-0
Deportivo - Getafe, 1-3 (Riki 71'; Miku 21' e 57', Zé Castro 32' npb)
Osasuna - Almería, 1-0 (Pandiani 20')
Saragoça - Valencia, 3-0 (Diogo 41', Arizmendi 63', Jarosik 71')
Málaga - Tenerife, 1-1 (Juanmi 66'; Alfaro, 85' g.p)

Vídeo

Golos da 29ª jornada da Liga Espanhola


Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Afinal de contas não é a reaaidade de praticamente todas as ligas?? Tirando a francesa e alemã, pouco mais são do que 2/3 equipas a tentar vencer o campeonato.

    ResponderEliminar

Home - Aposta X