07 abril, 2010

Veja o que falta a Benfica e Braga para o título de campeão


A Liga Portuguesa vai entrar nas cinco derradeiras jornadas, e julgo que concordam comigo, o título nacional ficará na Luz ou em Braga. O actual campeão FC Porto com 11 pontos de atraso em relação ao líder Benfica, e com apenas 15 pontos em disputa, já não terá possibilidades de entrar numa corrida a três.


Só para realçar os principais tópicos desta última jornada (25), vou destacar os grandes golos de Falcao, Yannick Djálo e Kata - simplesmente fantásticos em qualquer parte do mundo. As reviravoltas do Benfica e Braga foram emocionantes e dramáticas, embora no dérbi do Minho as coisas tenham sido quentes. Muita contestação pela arbitragem de Artur Soares Dias, juiz que teve uma tarde/noite simplesmente desastrada. O desfecho deste jogo teve e poderá ter influências na final da classificação. Já o Benfica, na Figueira da Foz, aos 12 minutos perdia por 2-0 e previa-se o golpe de teatro do ano. Mas em três minutos, (16 e 19) o esquecido Weldon alterou todo o cenário e o Benfica partiu para um triunfo claro de 2-4.

Já o Sporting, é aquela equipa que os adeptos nunca sabem o que esperar. Desta vez, em Alvalade, foram brilhantes. Especialmente outro apagado desta temporada (Yannick Djálo) com um hat-trick - por sinal o primeiro da sua curta carreira.

No que toca às equipas que poderão descer à Liga de Honra, parece claro que o "grande" Belenenses dificilmente fugirá desse triste cenário. Não menos "grande", o Leixões vai pelo mesmo caminho e são já 6 pontos a separar os matosinhenses do primeiro acima da linha de àgua (Setúbal/Olhanense).

Regressando ao que falta nesta época 2009/2010, o Benfica tem tudo para ser campeão nacional, embora ainda tenham jogos complicados pela frente, como o próximo na recepção ao Sporting. Segue-se uma viagem a Coimbra de André Villas-Boas e posteriormente recebe o Olhanense de Jorge Costa, que em Alvalade e no Dragão fizeram a vida negra aos favoritos. A última viagem fora da Luz terá precisamente lugar no Estádio do Dragão e por fim recebem o Rio Ave de Carlos Brito. Um calendário complicado para o Benfica, que ainda aliar a participação na Liga Europa caso elimine o Liverpool.


Quanto ao Sporting de Braga, tem um calendário em teoria mais acessível. Duas saídas deveras complicadas e três jogos no Axa com equipas que tentam a manutenção e objectivos europeus. Primeiro em Leiria, segue-se o aflito Leixões no Minho, vai à Figueira da Foz, recebe o Paços de Ferreira e termina na Choupana com o Nacional da Madeira. Vencendo todos os jogos, tudo pode acontecer (campeão), pelo menos para segurar o segundo lugar acredito que seja totalmente possível.


Já o FC Porto, vai a Vila do Conde, recebe o Vitória de Guimarães, segue-se uma viagem a sul para defrontar o Vitória de Setúbal. Depois terá o clássico com o Benfica no Dragão e termina a Liga Sagres em Leiria.

Mas se o Porto não tem possibilidades de reconquistas, pode mesmo assim acreditar chegar ao segundo lugar, meta que garante a participação na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A distância que separa o terceiro (Porto) do Sporting de Braga é de cinco pontos e os tetra-campeões em caso de igualdade pontual beneficiam do facto de terem vantagem no confronto directo. A tarefa azul e branca não é simples, o Braga continua numa impressionante regularidade, e somente uma ponta final desastrosa da equipa de Domingos Paciência poderá alterar a classificação final.

Unicer não renova contratos para Liga Carlsberg e Liga Vitalis

Entretanto, a Unicer informou que os contratos de patrocínio das duas competições - Carlsberg Cup (Taça da Liga) e Liga Vitalis (Liga de Honra) - não serão renovados.

A detentora das marcas Vitalis e Carlsberg, Unicer, confirmou na segunda feira, oficialmente, através de um comunicado, que não renovou os contratos de patrocínio que mantinha com a Liga de clubes para a Liga de Honra (Liga Vitalis) e a Taça da Liga (Carlsberg Cup), mas o organismo do futebol profissional já tem, vários interessados em substituir aqueles patrocinadores.

A Centralcer, patrocinadora da I Liga com a Sagres (e da Selecção Nacional), poderá ficar com o caminho aberto para aumentar a sua notoriedade no futebol, embora Nuno Pinto de Magalhães, da área do marketing, se revalasse evasivo: "A nossa relação com a Liga enquadra-se no apoio à I Liga e não temos mais nada a dizer." E quando interrogado se a Centralcer poderá, no futuro, alargar, com os seus produtos (Sagres, Heineken e Água do Luso), o seu leque de patrocínios a outras competições da Liga, foi ambíguo: "Não fazemos comentários sobre esse assunto!."

No documento tornado público, a Unicer justifica a sua decisão para "concentrar todos os investimentos relativos ao futebol na sua marca líder - Super Bock -, que tem vindo a desenvolver como plataforma privilegiada de comunicação a associação a prestigiados clubes da I Liga (FC Porto e Sporting)".

Resultados da 25ª jornada da Liga Portuguesa 2009/2010

Naval - Benfica, 2-4 (Fábio Júnior 2', Bolívia 12'; Weldon 16' e 19', Di María 38', Cardozo 55')
Sp. Braga - Vitória Guimarães, 3-2 (Alan 41', Meyong 79', 97'; Rui Miguel 18', Andrezinho 92')
Sporting - Rio Ave, 5-0 (Yannick 7', 56' e 75', Liedson 40' e Moutinho 66')
FC Porto - Marítimo, 4-1 Falcão 4', 51' Raul Meireles 8', Hulk 78'; Taka 1')
Académica - U. Leiria, 0-0
Nacional - Leixões, 1-0 (Edgar Costa 46')
Olhanense - Vitória Setúbal, 2-2 (Henrique 35', Keita 59', Djalmir 86', Castro, 94')
Paços Ferreira - Belenenses, 0-0

Vídeos

Naval 2-4 Benfica
Fábio Júnior 2'
Bolívia 12'
Weldon 16' e 19'
Di María 38'
Cardozo 55'


FC Porto 4-1 Marítimo
Taka 1'
Falcão 4', 51'
Raul Meireles 8'
Hulk 78'


Braga 3-2 Vitória de Guimarães
Rui Miguel 18'
Alan 41'
Andrezinho 92'
Meyong 79', 97'


Sporting 5-0 Rio Ave
Yannick Djálo 7', 56' e 75'
Liedson 40'
Moutinho 66'


Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Aposta X