10 abril, 2010

Antevisão das Meias-finais da Liga dos Campeões e Liga Europa 2009/2010


É preciso recuar à época 2002/2003 da Liga dos Campeões para não ver equipas inglesas nas meias-finais. Mais do que isso, nas últimas três temporadas a Liga Inglesa esteve representada por três clubes na penúltima fase da competição. Um pouco dessa ausência das equipas da Ilha devem-se à péssima campanha do Liverpool, eliminado prematuramente na fase de grupos.

Sem contar com os Reds, nenhuma surpresa no afastamento do Chelsea, Manchester United e Arsenal frente ao Inter de Milão, Bayern de Munique e Barcelona respectivamente. A razão por esta razia da Liga mais poderosa do mundo não significa uma queda de qualidade do campeonato inglês. Mas pode expressar a força de outras ligas menos mediáticas.

Principalmente a Liga Francesa. A última vez que uma equipa daquele país ficou entre as quatro melhores da Europa foi em 2004, quando o Mónaco foi vice-campeão no ano de "ouro" do FC Porto. De lá para cá, é sempre o Lyon que aparece como candidato a representante da França, mas nunca com o sucesso prometido.

Esse ano, porém, o Lyon concretizou a graçinha de eliminar o poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu e derrotar o Bordéus — equipa com a melhor perfomance na fase de grupos — no duelo caseiro. Não é mais o heptacampeão nacional, mas forma uma boa equipa, com Lisandro López (ex-FC Porto), Michel Bastos, Delgado e Lloris. A equipa é capaz de surpreender o Bayern de Munique.

Os bávaros, por sua vez, chegam animados pelas duas classificações in-extremis (suadas) fora de casa. Duas derrotas por 3-2, contra a Fiorentina e Manchester United, mas suficientes para transitar de eliminatória. Nas duas ocasiões, foram os golos de Robben que garantiram as passagens da equipa alemã.

O holandês está num grande momento e aparece como o possível alvo da dupla Barcelona e Inter de Milão. Isso porque, em um primeiro lugar, a meia-final entre espanhóis e italianos vai decidir a equipa que chegará como favorita na decisão final no Estádio Santiago Bernabéu.


E não há como esconder que, com a actual fase vivida por Lionel Messi, é difícil não apontar a equipa catalã como principal candidata a revalidar o título europeu e ainda por cima com o tónico de ser fstejado em casa do grande rival Real Madrid. Já nesta temporada da Champions, Inter e Barça enfrentaram-se na fase de grupos. No Giuseppe Meazza, empate (0-0). Em Camp Nou, 2-0 para os culés.

Durante este período, a equipa de José Mourinho evoluiu muito. Mais do que isso, parece ter conquistado o espírito vencedor que faltava para o Inter na Champions nas últimas temporadas. A equipa joga sem medo e pressionando os adversários, sem a preocupação única de defender. Isso pode, aliado à boa fase de Sneijder, ser fundamental para uma classificação e até para um título dos nerazzurri que foge desde os anos 60.

Só para dar o meu contributo histórico, em 8 jogos entre Inter e Barcelona, os espanhóis venceram quatro, empataram três e apenas perderam por uma ocasião.


Liga Europa 2009/2010

Se por um lado não existem mais equipas da Premier League na Liga dos Campeões, na Liga Europa é possível até existir um confronto de ingleses na grande final de Hamburgo. O Liverpool parece ter ressurgido das cinzas depois da recuperação de Fernando Torres. Com boas actuações, a equipa tem voltado a mostrar força e passou com justiça frente ao Benfica no jogo de cartaz dos quartos de final.

Com essa motivação, dificilmente o título da Liga Europa não vai para Anfield Road. Para chegar à final, será o Atlético de Madrid ( que eliminou o Sporting/Valência)) o opositor dos Reds. Assim como a equipa inglesa, os colchoneros tiveram um início de temporada péssimo, com o afastamento precoce na Champions e jogos muitod maus na competiçõ nacional.

Mas a equipa de Simão, Tiago e & melhorou bastante, só não se sabe se suficiente para eliminar o Liverpool. Na outra meia-final, o surpreendente Fulham joga com o empolgado Hamburgo. Empolgado pois pode decidir o título da Liga Europa em casa. Esse pode ser um factor de desequilíbrio a favor da equipa alemã.

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. Espero que o barcelona ganhe ao inter.
    Quero avisar que este blog esta fixe e continue com esse trabalho todo pois serao recompensados.
    :-)

    ResponderEliminar

Home - Aposta X