29 abril, 2010

Novos equipamentos de Portugal 2010


Já são conhecidos na totalidade os novos equipamentos da selecção de Portugal para o Mundial de 2010. Pessoalmente gostei, não são nenhuma maravilha visual, mas também não envergonham ninguém.

As cores da bandeira portuguesa, a Cruz de Cristo, uma cruz católica semelhante á que foi usada nas velas dos navios de Vasco da Gama. É assim o equipamento principal que a Selecção Nacional irá utilizar na Àfrica do Sul.


Camisola vermelho vivo, com uma lista horizontal verde no peito, que reflecte tanto as cores da bandeira “como o patriotismo inerente à crença na equipa”. Na parte de trás do colarinho está presente uma aplicação verde com a Cruz de Cristo, uma pequena cruz católica usada no séc. XIV, nas velas dox navios do explorador e herói nacional Vasco da Gama. Na parte de dentro do colarinho está uma pequena bandeira portuguesa.

Dentro da camisola, por trás do símbolo da Federação Portuguesa de Futebol lê-se a mensagem “A equipa de todos nós”. Nas costas, os números foram concebidos para invocar a arquitectura local e as cordas usadas pelos pescadores portugueses.


Os calções do equipamento principal, brancos com uma lista verde ao longo de cada perna, têm na parte de trás a inscrição “Portugal”. As meias são verdes com uma lista vermelha e com a Cruz de Cristo na parte de trás de cada calcanhar. Fica assim completo o equipamento principal que a selecção Nacional irá vestir no Mundial de 2010, na África do Sul, que tem arranque marcado para 11 de Junho.


O equipamento alternativo, já apresentado oficialmente, é composto por uma camisola branca, com duas listas verticais, uma verde e uma vermelha.

Tal como já tinha sido divulgado, as camisolas dos dois equipamentos são integralmente feitas poliéster reciclado, com base numa patente da Nike desenvolvida para as várias selecções que patrocina. Cada camisola é proveniente de oito garrafas de água de plástico. A par dos materiais, o desenho dos equipamentos foi estudado de forma a melhorar a prestação dos jogadores ajudando-os a manterem-se secos, frescos e mais confortáveis.

Vídeo

Cristiano Ronaldo apresenta novos equipamentos de Portugal


Fotos: Nike

Página Inicial

4 comentários:

  1. Até o Ronaldo quase se desmachou a rir a dizer "cores muito vivas". Para mim era o equipamento com as cores da bandeira monarquica.

    ResponderEliminar
  2. para mim saõ dos melhores, que a seleção já teve, são bastante simples...eu gosto bastante!

    ResponderEliminar
  3. eu tbm gosto! curiosamente ainda não ouvi ninguem dizer que o equipamento tem o msmo conjunto do equipamento uzado nos anos 60 e 70 (alias, os calções são mesmo iguais, que foi quando a selecção chegou mais longe num mudial, bastante bonito, ao contrario do ultimo que mais parecia da biolorrucia ou da china!já espperava á muito que a selecção tivesse esse conjunto, afinal é o cojunto original com a camisola vermelha! quanto ao monarãquico! acho que os equipamentos têm de ter a historia e simbolismo dos seus paizes e gentes e nao de uma faze da historia que pouco tem haver com isso, o equipamento tem as cores e dezanhos da bandeira portuguesa e essa esta cheia de simbolismo! cada milimetro da bamdeira actual tem um significado: vermelho, cor do sangue derramado em batalhas; verde, cor da esperança; esfera, representa não só o mundo conquistado por nos mas tbm as nossas rotas maritimas pelo mundo (riscos); os castelos, os mesmos que foram conquistados aos mouros; As quinas, fazem uma crus com os 30 dinheiros pagos a judas, representa o que foi portugal no inicio da sua historia. o que é que a monarquia e o tal azulinho do sangue que a só eles pertencia têm a ver com isto e com o povo português?

    ResponderEliminar
  4. completamente de acordo anónimo.

    ResponderEliminar

Home - Aposta X